Menu

Lula vai aperfeiçoar seu discurso sobre a guerra na Ucrânia

REUTERS – Depois de enfrentar críticas por suas recentes declarações sobre a guerra na Ucrânia – em que acusou Estados Unidos e Europa de incentivarem o conflito –, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai usar a visita a Portugal e Espanha, nos próximos cinco dias, para recalibrar o discurso e deixar claro que […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

REUTERS – Depois de enfrentar críticas por suas recentes declarações sobre a guerra na Ucrânia – em que acusou Estados Unidos e Europa de incentivarem o conflito –, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai usar a visita a Portugal e Espanha, nos próximos cinco dias, para recalibrar o discurso e deixar claro que condena de forma inequívoca a invasão por parte da Rússia, disseram à Reuters fontes do governo.

No Palácio do Planalto e do Itamaraty admitem que as últimas falas de Lula trouxeram um “ruído desnecessário” e desequilibraram a posição que o Brasil tenta manter, de equidistante dos dois lados do conflito para ser capaz de se sentar à mesa como um dos negociadores da paz.

Segundo um auxiliar muito próximo do presidente, ele mesmo admite ter passado do ponto e ter passado uma ideia que não é sua posição real.

A viagem à Europa servirá para ajustar o discurso, em uma sequência do que começou já na terça-feira quando, ao receber o presidente da Romênia, Klaus Iohannis. Ao fazer o brinde na recepção, Lula condenou claramente a invasão e defendeu a integridade territorial da Ucrânia.

“Em Portugal e na Espanha ele vai reafirmar essa questão da paz, ajustar um pouco a fala. Não nos interessa passar a ideia de que ele é favorável ao que a Rússia fez ou que ele tem algum lado em um conflito”, disse a fonte. “Vai ajustar um pouco a fala, vai reafirmar a questão da defesa da paz. O Brasil não tem lado nesse conflito.”

As reações à fala do presidente, vindas especialmente dos Estados Unidos, foram estridentes. Na segunda-feira, o porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, John Kirby, acusou o governo brasileiro de “repetir como papagaio” a propaganda russa e soviética.

No dia seguinte, a porta-voz da Casa Branca afirmou que o governo norte-americano fora “surpreendido” pelo tom do governo brasileiro, que não parecia ser de neutralidade.

Fontes diplomáticas e do Planalto ouvidas pela Reuters admitem que as falas do presidente na China e depois em Abu Dhabi, e o fato dele ter considerado que a Crimeia possa ser mantida em poder da Rússia, causaram um ruído desnecessário. O que foi potencializado pela presença do chanceler russo, Sergei Lavrov em Brasília, na segunda-feira.

Ao lado do chanceler brasileiro, Mauro Vieira, Lavrov aproveitou para afirmar uma similaridade entre Brasil e Rússia nas visões sobre a guerra, o que causou mais incômodo aos europeus e norte-americanos. O Itamaraty se apressou a confirmar que o chanceler da Ucrânia, Dmytro Kuleba, havia sido também convidado por Vieira para vir ao Brasil antes mesmo do convite a Lavrov, mas ainda não havia marcado uma data. O estrago, no entanto, estava feito.

“O timing não foi bom”, diz a fonte palaciana.

Às vésperas de embarcar para a Europa, explicou a fonte, o presidente fez questão de participar da Cúpula Virtual de Grandes Economias sobre Energia e Clima, chamada pelo presidente norte-americano Joe Biden, para demonstrar que não há, do lado do Brasil, nenhuma mudança na relação com os Estados Unidos, apesar das críticas recentes –mesmo sem ter sido avisado com antecedência da doação de 500 milhões de dólares em cinco anos ao Fundo Amazônia anunciada por Biden.

Do lado norte-americano, de acordo com uma fonte, apesar das surpresa com as falas de Lula – e de até ter-se questionado internamente se o Brasil poderia de fato ser um mediador na crise –, a avaliação é de que a relação dos dois países é maior que isso. A crise momentânea teria sido um “tropeço” que não irá abalar o restante da relação.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

21/04/2023 - 19h28

●Lula se juntou aos ditadores da China e da Rússia para o esfolamento da Ucrânia!

●Lula já chegou à covardia de afrontar os países democráticos dizendo que as democracias causaram e alimentaram a guerra (que o sputnick brasil, com ligações com Lula, chama ainda de “operação especial” fazendo e repetindo a propaganda da Rússia e o Brasil171 de Lula apoia todo dia).

●Lula pediu covardemente várias vezes, a última vez faz cinco ou seis dias, que não dessem armas à Ucrânia para se defender, o que deixaria só a invasora Rússia com armas e esfolando a Ucrânia

●Lula culpou várias vezes a Ucrânia, que apenas é vítima e precisa ser ajudada.

●Os amigos ditadores e criminosos de Lula, o Vladimir Putin e o Lavrov devem ser entregues para julgamento pelos crimes na Ucrânia e nos demais vizinhos de que abusa. Acho agora que o Xi Jiping também deveria ser julgado e se Lula não parar de covardias contra a Ucrânia eu acho que ele também.deverá ser julgado.

■Lula se tornou um animador dos abusos e assassinatos da Rússia na Ucrânia, alimentando ele, Lula, os abusos da Rússia com apoios; e no estilo próprio de Lula e dos lulistas, de fazerem as coisas e colocarem a culpa nos outros, muitas vezes nas vítimas.

Lula não tem que disfarçar e fingir que não fez nada! As merdas que Lula fez já estão feitas, inclusive a de falar que achava que a Criméia deveria ficar com a Rússia e o resto poderia ser devolvido, se a Ucrânia fosse boazinha e parasse de se defender e de pedir proteção aos democratas. Lula tem que deixar de ser canalha e assumir.

Lula tem que pedir desculpas e não vai pedir porque é canalha:: vai mudar para disfarçar e daqui a duas semanas os lulistas vão estar mentindo todos os dias aqui, dizendo que Lula é o máximo.

Lula tem é que pedir desculpas!

Lula pede desculpas pelo roubo de dinheiro público que deveria ter sido usado em educação e saúde? Roubo não só dele, mas dos Odebrecht, da OAS, de tantos que roubaram junto com ele? Não pede. E ainda nega que roubou, mesmo condenado!

Em relação à Ucrânia Lula vai fazer a mesma coisa:: vai mudar as falas para enganar, para seu gado falar que Lula é herói, quando Lula é bandodo!

▪Sinceramente:: para mim é difícil encontrar um brasileiro mais parecido com Jair Bolsonaro do que Lula. Apenas que Lula é mais esperto que Bolsonaro e assume a defesa de alguns temas (algumas vezes cumpre; outras apenas disfarça) e essa defesa de temas importantes acaba servindo de parede para alguns, que com aa parede não enchergam a vigarisse e perversidade de Lula e ainda acha que eu falo estas cousas porque sou contra Lula. Acontece que não há uma só das coisas que eu falo que não sejam fato.

Xuxo

21/04/2023 - 17h41

A única forma que o lavador de dinheiro público tem para fazer isso é ficar calado.

Paulo

21/04/2023 - 17h16

Vamos aguardar! Lula está numa verborragia incontrolável, desde que voltou ao poder…

Tony

21/04/2023 - 16h36

Ao Rato não interessa nada da guerra mas a usa para tentar se promover criando um discurso global mongolóide que tá na moda hoje no qual nem ele acredita póis não sabe do que fala.

Lula não sabe nem onde fica a Ucrânia na mapa do mundo.

Para não desagradar o eleitorado comunistoide dos anos 90 (o mais troglodita e ignorante) precisa por no meio uma pitada de anti americanismo bananeiro.

Lula não tem opinião própria sobre nada pois é um sujeito superficial pq de baixíssimo nível cultural cuja maior obra de inteligência foram o mensalão e o petrólão.

Pro resto é um explorador, um rato oportunista que vive na rasteirice e se enfia onde acha algum buraco para explorar…no Brasil tem vários.

Kleiton

21/04/2023 - 16h26

Aperfeiçoar seu discurso…. traduzido é o seguinte: parar de falar asneiras ou melhor ainda falar a respeito de algo com o qual o Brasil não tem nada e ver e ninguém perguntou nada.


Leia mais

Recentes

Recentes