Nova derrota para o bolsonarismo.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de determinar a quebra do sigilo de todas as imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, no dia dos ataques terroristas de 8 de janeiro.
Moraes é o juiz responsável, no STF, pelas investigações sobre os atos golpistas de janeiro.
A divulgação pela CNN Brasil de imagens até então mantidas em sigilo pelo governo alimentou teorias de conspiração do bolsonarismo.
É uma decisão necessária, ainda mais às vésperas do início da CPMI dos golpistas, porque ajuda a esmagar a narrativa conspiracionista do bolsonarismo, de que o ato de 8 de janeiro foi praticado por “petistas infiltrados”.
“Determino a quebra do sigilo da divulgação das imagens do dia 8/1/2023 do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto em poder do GSI, com o envio a esta Suprema Corte, em 48 horas, de todo o material existente, observada a preservação integral das imagens, que será aferida em posterior perícia, para efeito de preservação da cadeia de custódia”, escreveu Moraes.
O ministro também disse que a tomada de depoimento dos servidores pela Polícia Federal é necessária para “aferição das condutas individuais”.