Nesta quinta-feira (20), o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que a base governista ocuparão a presidência e a relatoria da futura CPMI sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. “Essa história de o autor da CPMI ficar com relatoria ou presidência só [funciona] quando tem consenso. E nunca haveria consenso sobre o nome de André Fernandes“, disse ele.
Em 10 de abril, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por 60 dias as investigações contra Fernandes, que entrou na mira da Justiça pelo 8 de Janeiro devido a vídeos publicados convocando “ato contra o governo Lula”.
Segundo Lindbergh, Jair Bolsonaro (PL) é o autor intelectual dos atos golpistas. O ex-presidente prestará depoimento à Polícia Federal na próxima quarta-feira 26 sobre o caso. Um dos objetivos da CPMI é convocar o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, preso preventivamente sob suspeita de omissão nos ataques às sedes dos Três Poderes.
Houve, nas últimas horas, uma mudança na avaliação do governo sobre a CPMI. Lula se manifestou em diversas ocasiões contra a abertura da investigação, por entender que ela serviria apenas para desgastar o governo e funcionar como um palanque para a oposição.
Diz o Regimento do Congresso sobre a composição das CPMI: “Em cada Comissão Mista, as vagas são distribuídas entre partidos e blocos parlamentares de forma proporcional ao número de membros de cada legenda. Assim, quanto mais congressistas houver no partido, maior é o partido e, portanto, maior o quantitativo de vagas a que terá direito”.
EdsonLuíz.
21/04/2023 - 14h18
Esse deputado André Fernandes não pode mesmo ser presidente da CPMI. Nem como membro da Comissão ele deveria ser aceito.
Mas eu espero que Lindberg também não seja presidente. Até respeito a coerência política e ideológica de Lindberg, deveras produto de sua formação ter sido fora do PT, mas Lindberg presidir CPI também acho inadequado.
▪Veja:: Lindberg vai julgar suspeitos contra os quais, antes da apuração ele já tem o juízo. Para ele, é terrorista!
Talvez seja; talvez não seja, Lindberg. Tudo tem que ser apurado. E, aqui para nós e falando baixinho: “eu acho que não é nesse’s André’s Fernandes que a CPI deve focar prioritariamente; acho que a CPMI deve focar prioritariamente nos ideólogos e nos financiadores disso.
Edu
21/04/2023 - 11h27
Agora é convocar, sob vara, o genocida assassino miliciano, ladrão de joia, propineiro, rachador, sonegador, golpista terrorista, mentiroso, psicopata, desgraçado, expulso do EB, traficante de droga em avião da FAB, canibal, pedófilo, líder dos ratos do esgoto tupiniquin.