Menu

A aposta que a oposição não conseguiu bancar

Em março eu escrevi aqui para este site que a maior vitória da oposição teria sido a mobilização pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o 8 de janeiro. Desde o começo a oposição não teve qualquer compromisso com a instalação da CPMI, a ideia fazer o governo perder o protagonismo do debate e […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O senador Renan Calheiros durante sessão da CPI da Pandemia, no Senado.

Em março eu escrevi aqui para este site que a maior vitória da oposição teria sido a mobilização pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o 8 de janeiro. Desde o começo a oposição não teve qualquer compromisso com a instalação da CPMI, a ideia fazer o governo perder o protagonismo do debate e se possível, até mesmo inviabilizar a comissão.

Acontece que ao pedir “truco”, a oposição não esperava que o governo fosse dobrar a aposta e pedir “seis” após a divulgação da CNN envolvendo as filmagens da antessala da presidência no Planalto.

Em um questão de horas o governo mudou a posição, decidiu articular (algo que a oposição hoje é incapaz de fazer) com Arthur Lira (PP-AL) a composição da comissão e já começou a mobilizar os seus principais parlamentares para a discussão, nas redes, os principais perfis de cobertura da CPI da pandemia também começaram a se mobilizar e desde a noite desta quinta-feira (20), usuários das redes sociais estão publicando vídeos de parlamentares e apoiadores próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro insuflando os acampamentos golpistas e declarando apoio aos antros de criminosos que se instalaram na frente dos quartéis das forças armadas ao redor do brasil.

Ainda segundo o jornalista Renato Souza, parlamentares e oposição sentiram a mudança de ventos no Congresso Nacional e começaram a tentar desmobilizar a CPMI que será instalada na próxima semana.

Além disso vale lembrar que a CPI da pandemia foi um grande sucesso da base governista, que na ocasião, era oposição ao governo. Os parlamentares negacionistas mesmo com governo e toda a sua capacidade de mobilização em mãos, acabaram perdendo o controle da CPI que projetou diversos parlamentares que hoje estão na base do governo Lula, entre eles, Fabia Contarato (PT-ES) que acabou se filiando ao Partido dos Trabalhadores.

Agora o jogo se agravou ainda mais para a atual oposição que, por ser oposição, não possuem o amparo e a força de articulação e negociação do governo federal ao seu lado e contam com uma base de parlamentares extremamente inexperiente e que possuí dificuldades risíveis de lidar com a vida real. E isso ficou provado durante as oitivas dos Ministros Dino (Justiça), Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Nisía Trindade (Saúde).

Além disso, o governo tem uma estratégia para os deputados mais “radicalizados” de oposição, André Janones (AVANTE-MG) que é tido nas redes sociais como o “terror do gado”. O parlamentar mineiro, estrela das redes sociais e político de grande audiência e engajamento também pode ser o trunfo da base num tema que até hoje possuí dificuldades: a comunicação!

O vice-líder do governo no Congresso, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que o Executivo montará um grupo experiente para compor a CPMI do 8J, grupo que será composto por parlamentares como Renan Calheiros, Randolfe Rodrigues, Humberto Costa, Omar Aziz.

Além disso, cabe lembrar que, durante a CPI da pandemia, o desempenho dos parlamentares que hoje são da oposição, rendeu momentos vergonhosos (para eles próprios) quando um senador bolsonarista colocou a ex-atriz pornô Mia Khalifa na pauta da CPI, após cair numa piada de internet.

E se não bastassem todos estes elementos o bolsonarismo ainda está tendo uma semana extremamente ruim no âmbito judicial, com seus principais expoentes e até o ex-presidente sendo intimados a prestarem depoimentos na Polícia Federal, principalmente sobre os fatos envolvendo o 8 de janeiro e outras tentativas de solapamento do Estado Democrático de Direito.

Pelo visto a oposição não esperava que o governo dobrasse a aposta.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

21/04/2023 - 15h28

É ..
o PT é do contra mesmo…
O Bozoloide quer roubar, MATAR , destruir, mentir, corromper, gastar pra si, desmantelar, esculhambar, odiar, desmatar, poluir, esconder, dizimar, queimar, mamar, definhar.
E o PT ? O PT é contra… contra… contra tudo isso.
Graças a Deus !!!!

Alexandre Neres

21/04/2023 - 14h14

“▪Esta é a verdade das idas e voltas da instalação da CPI:: antes ninguém queria, só os democratas;” [Senhor Edson Luíz (sic) Pianca]

Para esse senhor, protobolsonarista, só os democratas queriam a instalação da CPMI. Trocando em miúdos, para ele os verdadeiros democratas são os patriotas, os bolsonaristas que nem ele próprio, conquanto queira se desvincular em vão do rótulo que já lhe foi pespegado. E tome-lhe pós-verdade pra ele justificar seus desígnios inconfessáveis!

EdsonLuíz.

21/04/2023 - 13h47

Bolsonaro e seus bolsonaristas não são “Oposição”; Bolsonaros e bolsonaristas são “Do Contra”.

É a mesma coisa do PT quando não está no poder. Quando não está no poder, o PT é “Do Contra”, não é “Oposição”.

Mas há oposição genuina no Congresso, sim!

No Congresso precisa ter mais oposição autêntica e ser mais forte, porém, política e voto no Brasil é sempre com muito dinheiro –público ou privado-, com muita corrupção e com muita fala e promessa fácil de populistas. Uma oposição qualificada e numerosa tem dificuldades de conseguir votos nestas condições da nossa política. Mas no Congresso tem oposição sim!

O pedido original de CPI foi feito no “quente” dos acontecimentos, pela senadora Soraya Thronicke. E o “08 de Janeiro” é um caso que pode conter questões tão sérias para a democracia que a CPI para a apuração deveria ser instalada ali, quase imediatamente e no quente dos acontecimentos.

E a apuração disto tem que ser pelo Congresso, sim:: tendo sido terrorismo ou apenas vandalismo político, foi um ato político. E sério! A Polícia Federal e outras instituições devem colaborar com a apuração, mas é no Congresso que isso deve ser apurado, por uma CPMI.

Ao presidente do senado, o Rodrigo Pacheco, caberia a decisão de instalação da CPI.

Rodrigo Pacheco no senado, assim como Arthur Lyra na Câmara, estavam naquele momento, em 08 de janeiro, em intensas conversas com Lula e com o PT para tramarem apoio mútuo entre presidentes, Governo Federal, Câmara, Senado.

Se aproveitando, Lula interferiu junto aos presidentes do Senado e da Câmara e não permitiu que a CPI fosse instalada no quente dos fatos. Tanto que o próprio Rodrigo Pacheco, ontem, deu uma declaração de que o governo deveria ter apoiado a instalação da CPI desde o início.

Agora, outro parlamentar formulou o pedido. Parece que infelizmente é um bolsonarista raiz, o que de algum modo prejudica a CPI. Mas reclamar de quê? O “08” pode não revelar nada, mas também pode esconder coisas seriíssimas que precisam ser buscadas. A apuração pelo Congresso, por uma CPI devia mesmo ter sido instalada ali no quente doss fatos e como pedido de todos os democratas brasileiros. Mas no quente dos fatos nem os bolsonaristas nem os petistas quiseram a CPMI e se esforçaram para impedí-la.

Agora, 198 deputados e dois senadores renovaram o pedido. Com isso, se fosse novamente boicotada por bolsonaristas e por petistas um recurso da minoria ao STF teria que ser acatado e a CPI instalada. Todos passaram agora a serem “ardorosos defensores” da instalação da CPI. Não eram. Os bolsonaristas perceberam antes dos petistas que a CPI seria instalada e se adiantaram. Mas a favor da CPI mesmo, inicialmente, só os verdadeiramente democratas.
▪Esta é a verdade das idas e voltas da instalação da CPI:: antes ninguém queria, só os democratas; agora, como é inevitável e, infelizmente, foi dado tempo para os bolsonaristas avançarem nisto, o melhor ao PT é ser sincero, admitir que impediu a CPI de ser instalada no tempo certo e pedir mais desculpas ainda aos democratas, que são os que queriam e pediram originalmente a apuração.

O que cabe a Lula, a Randolfe Rodrigues e a todos que impediram a instalação da CPI e deram tempo a Bolsonaro de voltar ao Brasil e avançarr nisto é admitir e pedirem desculpas por negligenciarem o que pode ter sido uma imensa ameaça à democracia, ao boicotarem antes a instalação da CPI e só concordarem com a CPI agora porque não podem mais impedir.

O Brasil precisa ser revolucionado. Só a verdade transforma. Política e jornalismo precisam ser feitos com mais verdade! Não é necessário nenhuma neutralidade, mas é necessária TODA a isenção e verdade!

Lula, Randolfe, vários jornalistas e tantos e tantos precisam ser mais isentos e mais verdadeiros!

edsonmaverick@yahoo.com.br

Nelson

21/04/2023 - 13h23

Uma vez que nada de útil ou nobre se dispõem a apresentar, os direitistas/bolsonaristas só têm disposição para continuar divulgando mentiras em profusão e para “enchouriçar” a vida do governo do PT.

Tivesse sido instalada, a CPI do 8J só poderia acabar detectando fatos que viriam contra exatamente os direitistas/bolsonaristas, como o que surgiu com o último vídeo.

Ou seja, essa turma demonstra, cada vez mais, que, ao se deixar levar somente pelo fanatismo, sem deixar o mínimo espaço para a razão, está mesmo disposta a seguir dando ainda mais mancadas do que já tem dado.


Leia mais

Recentes

Recentes