O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quer se reaproximar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente chinês, Xi Jinping. A informação é do jornal New York Times.
A imagem de Lula com Xi Jinping foi estampada na capa do jornal que colocou a seguinte chamada: “Enquanto Xi faz amizade com líderes mundiais, ele endurece sua posição sobre os EUA”.
O texto do jornal começa dizendo que “Xi Jinping estendeu o tapete vermelho para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elogiando-o como um velho amigo do povo chinês”. O NYT também lembrou que Lula sentou a mesa com o presidente francês, Emmanuel Macron, e o saudita Mohammed bin Salman.
“Mas para os EUA é só indiferença”, diz o jornal, que avalia que Xi, após o episódio do balão, desistiu de se reaproximar com os EUA. O NYT também lembra que o encontro entre Biden e Xi, durante reunião do G20, praticamente não vai acontecer.
“A China acredita que os Estados Unidos não têm a sinceridade nem a capacidade de melhorar as relações”, exclama o jornal. O NYT adiantou adiantou que a secretária do Tesouro de Biden, Janet Yellen, vai defender uma relação “construtiva” e “saudável” com a China, com um tom “mais conciliatório”.
Já no que diz respeito a Lula, Biden quer se reaproximar do presidente brasileiro após seu porta-voz falar que Lulaestava “papagueando” a China. Vale lembrar que o assessor Jake Sullivan ligou para o ex-chanceler Celso Amorim e, segundo o jornal, “prometeu US$ 500 milhões para parar desmatamento no Brasil”.