Um satélite aposentado da NASA entrará na atmosfera e cairá na Terra nesta quarta-feira (19), de acordo com a agência espacial americana. Mas é improvável que apresente risco para qualquer pessoa no planeta, pois deve se desintegrar em sua jornada na atmosfera do planeta. Em comunicado, a Nasa disse que o “risco de danos é baixo”, uma chance em 2.467.
O Reuven Ramaty Solar Spectroscopic Imager (RHESSI) de quase 300 quilos está no espaço há mais de 20 anos. Ele foi lançado para observar explosões solares e nuvens de plasma expelidas do Sol e permaneceu em órbita após ser desativado, em 2018, por apresentar problemas de comunicação..
Antes de ser desativado, o satélite registrou mais de 100 mil eventos solares, capturando algumas das primeiras imagens em raios-X de alta energia e raios gama de explosões solares. Suas observações ajudaram “os cientistas a entender a física por trás da criação de explosões poderosas de energia”.
O RHESSI orbita nosso planeta ao lado de dezenas de milhares de pedaços de detritos espaciais, incluindo outros satélites não operacionais.Os satélites podem funcionar mal ou ficar sem combustível, tornando-se lixo espacial ao redor da Terra ou quando queimam na reentrada na atmosfera.
A Nasa estima que existam cerca de 500 mil objetos entre um e 10 centímetros de diâmetro orbitando a Terra e mais de 100 milhões maiores que 1 milímetro. O grande número levou a pedidos para que mais recursos sejam investidos na limpeza do espaço.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!