Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (19) mostra quais temas do noticiário sobre o governo mais impactaram a população. Dos 46% afetados negativamente por uma notícia, 16% citaram a taxação das importações de até US$ 50.
A força da repercussão negativa dessa decisão, tomada para coibir a sonegação em compras vindas do exterior, fez o governo revogar a medida. A revogação foi anunciada na tarde desta terça (18), pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Depois das “comprinhas da Shein”, a maior preocupação é que o governo cumpra o que prometeu (7%). Já a perda de benefícios sociais, como Auxílio-Brasil e similares é preocupação para 4%. Outras falas do presidente contra Sérgio Moro, a viagem à China, o novo valor do salário mínimo e a postura do presidente foram citadas por 2% cada.
Para 34% dos entrevistados, nenhuma notícia teve impacto negativo na imagem do governo empossado em 1º de janeiro de 2023. Mais 20% não sabe ou não respondeu quando perguntado sobre a pior notícia ouvida sobre o governo.
A Genial/Quaest fez a pesquisa presencialmente entre os dias 13 e 16 de abril de 2023 e entrevistou 2.015 pessoas, com margem de erro estimada de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.