A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann reagiu, voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelas redes sociais. Segundo a petista, o banqueiro “só pensa no lucro dos rentistas”.
“Era só o que faltava agora Campos Neto reclamar de empréstimos com taxas menores por conta de subsídios pra não baixar os juros. Facilitar acesso à casa própria é um problema pra ele que só pensa no lucro dos rentistas”, escreveu Gleisi.
“Ninguém tem que ter mais e mais lucros não, essa lógica precisa acabar. E o subsídio é pra isso, ajudar os que mais precisam sem compensar nada. É só mais uma desculpa pra favorecer quem já tá ganhando e prejudicar o país”, emenda.
A declaração foi dada após Campos Neto ter comparado, durante encontro com empresários, o crédito subsidiado com a meia-entrada de cinema.
“No crédito direcionado, a gente pode fazer a análise do cinema que vende a meia-entrada. Se eu vendo muita meia-entrada e quero ter o mesmo lucro, a entrada inteira eu tenho que subir o preço. O crédito funciona um pouco assim”, disse o presidente do BC.
Campos Neto também afirmou que “problema dos juros é de todos, do BC, da sociedade, do governo”. A solução, segundo ele, é mais “crédito livre” e criticou a defesa do Governo Lula em expandir a oferta do crédito subsidiado.
“A taxa de juro real é alta, mas tenho 42% de crédito direcionado, não só do BNDES. Se eu tiver mais crédito livre, a potência da política monetária aumenta e o juro é mais baixo. Se quer dar crédito subsidiado para todo mundo, a taxa será mais alta”.