Vídeo: Comandante do GSI ajudou na evacuação dos terroristas do Palácio

Reprodução

Vídeos de pelo menos 22 câmeras de segurança do Palácio do Planalto revelam que integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ficaram circulando junto com os terorristas bolsonaristas durante a invasão da sede dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. As imagens foram obtidas pela CNN Brasil.

Os vídeos mostram que às 14h55 viaturas de polícia, que foram enviadas para a operação que tinha como objetivo conter os terroristas, deixaram uma das vias de acesso a Praça dos Três Poderes. Minutos depois, PM´s que estavam de escudo, que estavam na via de acesso ao Palácio do Planalto, recuaram diante do avanço dos terroristas. 

Já as 15h01 um primeiro grupo invadiu sem resistência o estacionamento do Palácio do Planalto, eles pularam e destruíram a cerca de isolamento. Após a invasão, seguranças formaram um cordão de isolamento, só que no estacionamento do Planalto, a vários metros de distância dos terroristas, que continuaram inavadindo o espaço. Apenas dois integrantes do GSI aparecem nas imagens.

Uma outra câmera registrou o momento em que militares deixaram uma das salas do GSI no térreo e se dirigiram ao subsolo, por volta das 15h19. Esses militares só voltaram para seus postos às 16h31, mais de uma hora após o início da invasão. 

As 16h29, o então chefe do GSI, general da reserva Gonçalves Dias, orienta os invasores a deixarem a entrada do gabinete presidencial.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.