Menu

Casa Branca tentou falar com Lula sobre a guerra na Ucrânia

Reuters – O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva condenou nesta terça-feira a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia e voltou a pedir mediação para acabar com a guerra, uma iniciativa de paz que foi criticada pelo governo ucraniano. Falando em um almoço com o presidente romeno, Klaus Iohannis, Lula disse que um […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução/TV Brasil

Reuters – O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva condenou nesta terça-feira a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia e voltou a pedir mediação para acabar com a guerra, uma iniciativa de paz que foi criticada pelo governo ucraniano.

Falando em um almoço com o presidente romeno, Klaus Iohannis, Lula disse que um grupo de nações neutras deve se unir para ajudar a intermediar a paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Seus comentários foram feitos depois que ele provocou uma tempestade entre os aliados ocidentais ao afirmar no fim de semana que eles estavam prolongando os combates fornecendo armas à Ucrânia.

Um porta-voz da Casa Branca acusou Lula de “repetir a propaganda russa e chinesa sem examinar os fatos”. E na terça-feira, a Casa Branca disse que o “tom de Lula não era de neutralidade”.

Em Washington, uma pessoa familiarizada com o assunto disse que as autoridades americanas deixaram claro em particular o descontentamento do governo Biden aos colegas brasileiros sobre as críticas de Lula ao armamento da Ucrânia.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a uma pergunta da Reuters sobre os supostos contatos, mas na terça-feira disse em um comunicado que o conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, conversou com seu colega brasileiro, Celso Amorim, sobre “várias negociações bilaterais e globais”. 

Anteriormente, Amorim havia entrado na guerra de palavras, chamando as críticas dos EUA de “absurdas” e insistindo que o Brasil não compartilhava da posição da Rússia.

“O Brasil defende a integridade territorial da Ucrânia”, disse Amorim à TV Globo. Mas ele acrescentou: “Enquanto não houver negociações, a paz ideal para ucranianos e russos não acontecerá. Deve haver concessões.”

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, visitou Lula em Brasília na segunda-feira e agradeceu seus esforços de paz, observando que Brasil e Rússia compartilham pontos de vista sobre o conflito de um ano na Ucrânia.

Lula se apresentou como mediador da paz para acabar com a guerra, que começou quando a Rússia invadiu o país vizinho em fevereiro de 2022. Sua proposta, baseada na tradição de não intervenção e neutralidade do Brasil, pede um grupo de nações não envolvidas na guerra envolver a Rússia e a Ucrânia em negociações.

A Ucrânia criticou a proposta de Lula porque trata “a vítima e o agressor” da mesma forma, e na terça-feira convidou o presidente brasileiro para visitar o país devastado pela guerra para ver por si mesmo as consequências da invasão russa.

O porta-voz do Itamaraty, Oleg Nikolenko, disse que a Ucrânia acompanha com interesse os esforços de Lula para encontrar uma solução para a guerra. Mas ele rejeitou a visão que Lula expressou no fim de semana de que os países que armam Kiev estão prolongando a guerra.

A União Européia também rejeitou a sugestão de Lula de que tanto a Ucrânia quanto a Rússia são culpadas pela guerra. O porta-voz de relações exteriores da UE, Peter Stano, disse que toda a ajuda visa a “defesa legítima” da Ucrânia.

Lula disse que a Rússia deveria devolver o território que invadiu no ano passado. Também sugeriu que a Ucrânia poderia sacrificar a Crimeia, uma sugestão rejeitada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski.

Zelensky pediu aos líderes mundiais que adotem seu plano de paz de 10 pontos que, além de pedir a retirada das tropas russas e o fim das hostilidades, propõe restaurar as fronteiras originais da Ucrânia com a Rússia.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Ferreira Bastos

19/04/2023 - 13h06

Lula, mais que nenhum outro líder político vivo, sabe quem esteve por trás dos 580 dias que passou encarcerado. Sabe quem derrubou Dilma, sabe quem quebrou a indústria de base brasileira, quem roubou dados sensíveis da Petrobras e quem espionou Dilma. Os EUA não é parceiro confiável para ninguém, nem para seus aliados, como a Alemanha de Merkel, que foi espionada, de Olaf Shols, que deve o gasoduto explodido, dias depois de sua visita a Casa Branca em Biden afirmou taxativamente que a Alemanha não levaria adiante o projeto e o chanceler não deu um pio. Não o é para a França que perdeu 6 encomendas contratadas pela Austrália que daria milhares de empregos aos franceses e que os trocou por submarinos atômicos americanos. É uma situação em que se apanha por ter cão (aliado) e também por não ter. O que o Brasil ganha?. Coragem para ver o diabo de perto, para fazer o enfrentamento e se for novamente golpeado, que todos saibam que o foi pelo inimigo fingido.
O que perde o Brasil? O medo.

Palmas

19/04/2023 - 11h18

O rato da republica falou uma serie de asneiras tipicas da casa, viu que pegou mal e agora tenta corrigir o tiro.

Alexandre Neres

19/04/2023 - 11h05

Alguém peça ao doidivanas para trocar esse disco arranhado que fica repetindo a mesma cantilena. Ninguém aguenta mais.

EdsonLuíz.

19/04/2023 - 10h18

Não muda de posição não, Lula, para ver o que acontece!

Continue agredindo as democracias e vai se isolando nas suas estreitezas políticas e nas do PT, se aliando ao obscurantismo, à delinquência política internacional, como você fez nos seus Lula2 e Lula/Dilma 3e4 para ver no que dá!

Nos seus mandatos anteriores você buscou juntar forças com marginais como Saddam Russein, Moammar El Gaddafi, com a Rússia, com as ditaduras africanas e latino-americanas, com o Irã…

Nos seus mandatos anteriores você foi fazendo a sua “Política exterior Celso Amorin” e olha o buraco em que você jogou o Brasil:: jogou na MAIOR recessão econômica da nossa história, na hiper corrupção com você liderando e acabou condenado como corrupto e, por fim, jogou o Brasil no colo de Jair Bolsonaro.

As coisas no Iraque são muito difíceis e não têm dado muito certo, mas pelo menos o assassino Saddam Russein não existe mais; com a Líbia de Gaddafi, a mesma coisa; a China, com a eleição de Xi Jiping, caminha para refazer o maoísmo e instaurar nova guerra-fria, o Putin está cada vez mais louco, violento, homofóbico e perseguidor de feministas, o Irã passou até mesmo a M.A.T.A.R as meninas que se manifestam por liberdade soltando os cabelos….a Venezuela de Hugo Chaves que vocês fomentaram virou uma fábrica de repressão, assassinatos oficiais e miséria e dos 28 milhões, já imigraram quase 8 milhões de venezuelanos…

O que os Estados Unidos, a Europa e todo o mundo livre, progressista e democrático está dizendo para você, Lula, é se novamente você vai ficar afrontando o progressismo, as liberdades e a democracia e se juntando à corja delinquente do mundo.

Vá, Lula, se isola novamente e isola o Brasil!

Estabelecer relações diplomáticas e conerciais com todos é desrjável; mas respaudar delinquências de ditadores e autocratas corruptos, não!

Não muda não para você ver no que dá você repetir com mais força ainda as merdas que você já fez nos Lula2, Lula/Dilma3 e Lula/Dilma4 ??

Você está fazendo isto pirque está revoltado por ter ficado uns dias presos por ter se corrompido, Lula? Mais revoltado devíamos estar nós, por você, Sérgio Cabral, Palocci, José Dirceu, Eduardo Cunha e tantos outros corruptós terem sido soltos e estarem impunes.


Leia mais

Recentes

Recentes