Nesta segunda-feira, 18, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, agradeceu o governo brasileiro pelos seus esforços para resolver o conflito entre Rússia e Ucrânia antes de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As afirmações de Lula em defesa da paz irritaram a Casa Branca.
Ontem, Lavrov e o ministro das Relações Exteriores do governo Lula, Mauro Vieira, concederam uma entrevista coletiva após uma reunião no Itamaraty. Eles falaram sobre planos para aumentar as exportações da carne brasileira para a Rússia e a importação de fertilizantes russos para o agro brasileiro.
“;Agradecemos aos nossos amigos brasileiros pela clara compreensão da gênese da situação (na Ucrânia). Agradecemos o desejo de contribuir para encontrar caminhos para resolver esta situação”, afirmou Lavrov.
Depois da reunião com Mauro Vieira, o chanceler russo o chanceler russo se encontrou com o presidente Lula, que tem defendido abertamente a criação de um grupo de países neutros na guerra Rússia-Ucrânia para mediar a paz.
No último fim de semana, onde discutiu o assunto com o presidente chinês, Xi Jinping, durante sua viagem ao país asiático, Lula declarou que a decisão da guerra “foi tomada por dois países” e voltou a defender que os EUA parem de “incentivar a guerra” por meio do fornecimento de armas.