O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu comparecer à coroação do rei Charles III, prevista para 6 de maio em Londres. As informações são do site G1 e foram divulgadas nesta segunda-feira (17).
Segundo as informações do Itamaraty, a ideia inicial era de que apenas o chanceler Mauro Vieira representasse o país na cerimônia.
A chancelaria não divulgou o motivo da mudança de agenda de Lula. Mas ela acontece após uma ligação telefônica entre Charles e o presidente brasileiro. Lula havia aventado essa possibilidade no começo de abril em conversa com jornalistas.
Lula deve se encontrar com Rishi Sunak, premiê britânico. Sunak comanda a Grã-Bretanha após a curta passagem de Liz Truss pela residência de Downing Street, casa oficial dos primeiros-ministros britânicos.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Lula deve visitar Portugal e Espanha antes de desembarcar em Londres. Charles III assumirá o trono britânico após a morte da Rainha Elizabeth, ocorrida em setembro de 2022.