O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma avaliação sobre sua viagem a China e aos Emirados Árabes. Lula conseguiu fechar parcerias importantes para garantir investimentos em infraestrutura, construção de satélites e bioenergia, por exemplo.
Com isso, o presidente classificou a viagem como “extraordinária”. Vale lembrar que na China, os acordos somaram R$ 50 bilhões e nos Emirados Árabes, mais de R$ 12 bilhões.
“E o que é mais importante do que a soma de dinheiro, é a possibilidade de novos acordos que podem ser feitos. Não apenas do ponto de vista comercial, mas do ponto de vista cultural, digital, educacional”, disse Lula em Abu Dhabi.
Os acordos fechados entre Brasil e China incluem acordos de cooperação espacial, em pesquisa e inovação, economia digital, combate a fome, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países e facilitação de comércio.
Por fim, é bom destacar que Lula aproveitou a viagem a China para defender novamente a solução no conflito entre a Rússia e Ucrânia. O petista defendeu a formação de um grupo de países neutros, que sejam respeitados por ambos os lados.
“A decisão da guerra foi tomada por dois países. E agora o que estamos tentando construir é um grupo de países que não tem envolvimento com a guerra, que não quer a guerra, que desejam construir paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia. Mas também temos que ter em conta que é preciso conversar com os Estados Unidos e com a União Europeia”.