Nesta segunda-feira, 17, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, começa sua viagem diplomática aos países da América Latina que inclui Brasil, Venezuela, Nicarágua e Cuba. A agenda de Lavrov vai até o dia 21 de abril.
Hoje, o chanceler russo vai se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Itamaraty. Depois, deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Itamaraty. Lavrov também deve se encontrar com o presidente Lula.
O Itamaraty informou que o ministro vai se reunir com seus homólogos e líderes latino-americanos para reforçar os acordos bilaterais em questões políticas, econômicas, comerciais, educacionais e humanitárias. Lavrov busca fortalecer “as bases jurídicas internacionais do mundo moderno, cujo marco básico é a Carta das Nações Unidas”, diz o comunicado.
Recentemente, o ministro russo lembrou a imprensa internacional que as relações de Moscou com os países latino-americanos e caribenhos, incluindo o Brasil, são sólidos e agradeceu aos países do continente pelas posições sobre a Rússia.
Por fim, Lavrov sustenta a tese de que o Ocidente pretende impor uma ordem global unipolar e neocolonial aos outros países e que por isso lança as “operações motivadas ideologicamente para derrubar governos indesejáveis”.