O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, desembarcou em Brasília na manhã desta segunda-feira, 17, para cumprir sua agenda diplomática no Brasil.
Lavrov já foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores do Governo Lula, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, as 10h30. Após essa primeira reunião, o chanceler russo terá uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto.
Lavrov e Vieira ainda terão uma reunião ampliada com outros representantes do governo e da diplomacia brasileira. De acordo com o Itamaraty, o chanceler russo vai falar com a imprensa por volta das 15h e em seguida se reunirá com Lula.
Mais cedo, o Itamaraty já havia informado que o ministro iria se reunir com seus homólogos e líderes latino-americanos para reforçar os acordos bilaterais em questões políticas, econômicas, comerciais, educacionais e humanitárias. Lavrov busca fortalecer “as bases jurídicas internacionais do mundo moderno, cujo marco básico é a Carta das Nações Unidas”, diz o comunicado.
Recentemente, o ministro russo lembrou a imprensa internacional que as relações de Moscou com os países latino-americanos e caribenhos, incluindo o Brasil, são sólidos e agradeceu aos países do continente pelas posições sobre a Rússia.