O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que cumpre uma intensa agenda com representantes do governo brasileiro, destacou a busca de Brasil e Rússia por uma ordem mundial mais justa, baseada no direito e na multipolaridade.
“As visões de Brasil e Rússia são únicas em relação aos acontecimentos na Rússia”, disse Lavrov.
“Também estamos atingindo uma ordem mundial mais justa, mais correta e baseada no direito. Nisso, nós temos uma visão de mundo multipolar, onde estamos levando em consideração vários países, não só poucos”, prosseguiu.
Já o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, revelou que a conversa com Lavrov girou em torno da “reforma da governança global” por meio do “apoio público reiterado da Rússia ao Brasil” como membro do conselho e dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no cenário mundial.
Mais cedo, Lavrov fez um convite oficial do presidente russo, Vladimir Putin, para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visite a Rússia.
“O sr. Lavrov entregou igualmente ao presidente Putin o convite do presidente Lula para organizar uma visita oficial à Rússia. Também trabalharemos para identificar datas convenientes para ambos os lados”, afirmou Vieira após a reunião com Lavrov, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.