Nesta segunda-feira, 17, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov fez um convite oficial do presidente russo, Vladimir Putin, para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visite a Rússia. A informação é do Itamaraty.
“O sr. Lavrov entregou igualmente ao presidente Putin o convite do presidente Lula para organizar uma visita oficial à Rússia. Também trabalharemos para identificar datas convenientes para ambos os lados”, afirmou o chanceler Mauro Vieira após a reunião com Lavrov, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.
Vieira também afirmou que conversou com Lavrov sobre a guerra na Ucrânia.
“Com relação à situação internacional, abordamos o conflito, os últimos desenvolvimentos na Ucrânia. Também reiterei que estamos prontos a nos engajar em uma solução pacífica para este conflito, lembrando as declarações do presidente Lula para que criássemos um grupo amigável às conversações entre a Rússia e a Ucrânia”, disse.
“Afirmo também nossa posição sobre um cessar-fogo o mais rápido possível, sobre o respeito ao direito humanitário e também sobre o estabelecimento de uma paz a longo prazo, que é importante para nós”, acrescentou.
Por sua vez, Lavrov garantiu que a Rússia é a maior interessada no fim doo conflito com a Ucrânia. Segundo ele, o país quer o desfecho da forma mais rápida possível e lembrou que o Kremlin já explicou seus objetivos.
Lavrov também revelou que sua conversa com Vieira foi “sobre o contexto que é preciso ter em conta a fim de resolver tais problemas não numa base momentânea, mas com base em acordos de longo prazo, que devem ser baseados principalmente no multilateralismo e na consideração dos interesses de segurança de todos os Estados sem exceção”.