O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou Pequim, capital chinesa, rumo a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
O chefe de estado brasileiro vai se reunir com o presidente e emir de Abu Dhabi, xeique Mohammed bin Zayed Al Nayhan. Vale lembrar que essa é a segunda vez que Lula visita o país árabe. A primeira vez foi em dezembro de 2003, ainda durante o seu primeiro governo.
Lula e Al Nayhan vão conversar sobre acordos comerciais, investimentos bilaterais e meio ambiente. A comitiva de Lula é composta por representantes de 30 empresas, de diversos setores, como mineração e carne.
No ano passado, o comércio bilateral entre Brasil e Emirados Árabes movimentou US$ 5,7 bilhões, uma alta de 74% na comparação com o ano de 2021. Só os produtos agropecuários brasileiros representaram 60% das exportações aos Emirados Árabes Unidos.
É bom destacar que os Emirados Árabes Unidos são os maiores investidores do Oriente Médio no Brasil, na ordem de US$ 10 bilhões. Por fim, vale ressaltar que o país árabe investe pesadamente nas energias renováveis e no compromisso de zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, em consonância com estratégia adotada pelo governo Lula.