Menu

Governo Lula fecha parceria com árabes para expandir refinaria privatizada na Bahia

Neste sábado, 15, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nas redes que o Governo Lula fechou uma parceria com o fundo Mubadala, atual controladora da Refinaria Mataripe, na Bahia, que pertencia a Petrobras. Vale lembrar que a refinaria foi privatizada ainda no Governo Bolsonaro. De acordo com o ministro, os árabes vão desembolsar […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Neste sábado, 15, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nas redes que o Governo Lula fechou uma parceria com o fundo Mubadala, atual controladora da Refinaria Mataripe, na Bahia, que pertencia a Petrobras.

Vale lembrar que a refinaria foi privatizada ainda no Governo Bolsonaro. De acordo com o ministro, os árabes vão desembolsar R$12 bilhões, em 10 anos, para a expansão do equipamento. Aliados de Lula defendiam a reestatização.

“O protocolo de intenções foi assinado neste sábado pela empresa e pelo governador [da Bahia] Jerônimo, durante cerimônia em que o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed al Nahyan, recebeu o presidente Lula”, escreveu Rui.

“A expectativa é produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis, gerando empregos e negócios para produtores de uma ampla cadeia para a produção do diesel verde e de querosene de aviação sustentável, que vai demandar insumos como a soja, a semente de macaúba e o dendê”, completa.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

16/04/2023 - 11h46

O Brasil ganharia muito mais se criasse 4 ou 5 empresas de petróleo completas a partir da Petrobrás e privatizasse 4, mantendo uma delas estatal para ser usada em pesquisa, prospecção e regulação de mercado.

O uso de energia fóssil é o passado sujo. O futuro com energias limpas não é apenas o futuro da matriz energética; é o futuro –o único futuro— de toda a economia mundial!

Das empresas resultantes da divisão da Petrobrás, a empresa conservada no controle público deveria ser 100% estatal e as outras 4 empresas deveriam ser 100% privadas.

Todo o capital apurado na privatização, com a venda das 4 partes da Petrobrás, deveria ser aplicado integralmente em outra estatal e igualmente na área de energia, só que com empresas produtoras de energia limpa e produtoras de futuro, pesquisando, produzindo e exportando os próprios equipamentos que usasse para prduzir energia.

Mas parece que nosso atual governo, na falta de dinheiro –uma falta que foram eles mesmos que agravaram com os desastres econômicos causados entre 2007e2016– preferem entregar nosso futuro e até as pesquisas e tecnologia que temos para a China.

EdsonLuíz.

16/04/2023 - 11h28

É sempre as mesmas coisas::
▪Primeiro Lula é contra reforma da previdência, reforma trabalhista, reforma administrativa, privatização, contra projeto de combate à fome(como foi contra e o PT votou contra o Bolsa-Família)

Depois, ele adota, mantém tudo e, quando convém, faz alguma mudancinha para criarem a narrativa de que mudaram.

Efrem

15/04/2023 - 20h13

Como assim ao invés de reestatizar entregam mais ainda ? Kkkkkkk

Patrício

15/04/2023 - 20h12

12 bilhões em 10 anos são migalhas.

Galinze

15/04/2023 - 20h04

Como assim…?!?! Kkkkkkkkkkk

Entregou mais petróleo aos árabes ? E a FUP…? Kkkkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes