O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido com pompa pelo presidente chinês, Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo, em Pequim. A recepção foi aberta ao público e aconteceu na praça em frente ao palácio, ao lado da Praça da Paz Celestial.
Lula e Xi Jinping também vão participar de uma cerimônia de troca de presentes, sessão de fotos e um jantar oficial oferecido pelo governo do país asiático. Após o jantar, Lula disse que vai falar com a imprensa na Embaixada do Brasil, em Pequim.
Os dois chefes de estado devem assinar 15 acordos bilaterais e conversarem sobre a guerra na Ucrânia. Lula disse por inúmeras vezes que o Brasil tenta se destacar no cenário internacional como uma nação que pode ajudar a mediar o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Ainda sobre os acordos bilaterais, a previsão é de que o investimento seja de R$ 50 bilhões ao Brasil. O acordo prevê que o Ministério das Finanças da China e o Ministério da Fazenda do governo brasileiro invistam em infraestrutura por meio das Parcerias Público-Privado e para a fabricação de satélites CBERS-6, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ).