Menu

Financial Times destaca crítica de Lula sobre domínio do dólar

O jornal britânico Financial Times, um dos mais respeitados do mundo, destacou a crítica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o domínio do dólar nas transações internacionais. “O presidente do Brasil pediu aos países em desenvolvimento que trabalhem para substituir o dólar americano por suas próprias moedas no comércio internacional, dando sua […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ricardo Stuckert

O jornal britânico Financial Times, um dos mais respeitados do mundo, destacou a crítica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o domínio do dólar nas transações internacionais.

“O presidente do Brasil pediu aos países em desenvolvimento que trabalhem para substituir o dólar americano por suas próprias moedas no comércio internacional, dando sua voz aos esforços de Pequim para acabar com o domínio do dólar no comércio global”, destacou o periódico.

Durante seu discurso na posse de Dilma Rousseff como presidente do Banco dos Brics, em Xangai, na China, Lula diz que se auto questiona sobre esse domínio do dólar e a possibilidades dos países usarem suas próprias moedas no mercado internacional.

“Todas as noites eu me pergunto por que todos os países têm que basear seu comércio no dólar. Por que não podemos negociar com base em nossas próprias moedas? Quem foi que decidiu que o dólar era a moeda após o desaparecimento do padrão-ouro?”.

Por sua vez, o Financial Times destacou que o “apelo de Lula para acabar com a dependência do dólar se encaixou com os crescentes esforços de Pequim para promover o uso do renminbi na liquidação de transações internacionais de commodities, enquanto os formuladores de políticas chinesas buscam fortalecer o papel da segunda maior economia do mundo no sistema financeiro global”.

“A recepção calorosa em Xangai também ocorreu no momento em que o líder de esquerda brasileiro busca redirecionar a política externa do país para uma postura mais multilateralista, com ênfase não apenas nas boas relações com os EUA – ele visitou o presidente Joe Biden em fevereiro – mas também com a China e o mundo em desenvolvimento”, emenda.

“A crescente relação econômica tem incentivado os dois países [Brasil e China] a promover maior uso de suas respectivas moedas no comércio bilateral”, finaliza.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edu

14/04/2023 - 08h09

Os CORNOS antipetistas que vêm aqui sujar o blog com ideias de um ameba, devem ter fumado boa parte da maconha encontrada noo caminhão do Jorge Seif, minitrário bozoloide pego com boca cheia de mato !!!!!
Pra que serve um CORNO antipetista ??????
Nem pra adubo, serve. Sao desgraçados podres!

Edu

13/04/2023 - 22h26

O PT roubou e as provas estão no buraco oco, bem fundo no rabo do antipetista CANALHA.
hahahahahahhestúpidos só quem é mau caráter como vcs , acredita numas bostas dessas…

Paulo

13/04/2023 - 21h43

Não sou economista, mas não sei se dará certo cada um arbitrar a moeda que irá utilizar nas transações comerciais, pois o dinheiro é igualmente um bem que, como qualquer outro, depende de aceitação do cliente/negociador, e, obviamente, se quiser se valer dele em transações internacionais, ele terá que ser aceito por um conjunto de países. Sendo os EUA o país mais rico do mundo, é natural que sua moeda seja adotada como a moeda de troca por excelência. Quando algum outro país ultrapassar os americanos, sua moeda será a escolhida…

Canastra

13/04/2023 - 19h52

Alguem percebeu que logo depois de ter cumprido a missao de eleger o rato sumiram do mapa…??
Estou quase com saudade das cretinices de Barroso, Toffoli e Cia.

Nao dao entrevistas mais, nao fazem comentarios sobre politica, nao aprecem no Congresso para fazer conchavos, nao se intrometem nas nomeaçoes do governo mais, nao escrevem mais idiotices no twitter e por ai vai…

Zulu

13/04/2023 - 18h32

Parece de voltar atras de 30 anos, ouvindo uma serie interminavel de cretinices inuteis para idiotas uteis.

Fanta

13/04/2023 - 17h07

Não sabem o que dizer e nem o que fazer por tanto precisam inventar alguma cretinice para ver se algum idiota da voz.

Simplesmente inventam ou repetem a mesma ladainha de sempre.

Jhonatan

13/04/2023 - 17h05

O dinheiro que o PT, Lula e comparsas roubaram da Petrobrás nasceu em dólar e foi convertido em reais.


Leia mais

Recentes

Recentes