O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT), esclareceu nesta quarta-feira, 12, que o governo Lula não acabou com a isenção de 50 dólares em compras internacionais.
“Na verdade esta isenção nunca existiu! Nada muda para quem compra legalmente, pelo contrário, a medida trará mais segurança, rapidez na entrega e garantia de qualidade ao consumidor”, destacou o ministro.
Nas últimas horas, repercutiu nas redes uma declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre cobrança de impostos em produtos vendidos nas plataformas online como Shein e Shopee. Como se sabe, na prática, os tributos seriam repassados para o consumidor.
Mais cedo, a primeira-dama Janja da Silva disse que conversou com o ministro Haddad e negou que os consumidores terão prejuízo. “Tô aqui no avião com o Ministro Haddad que me explicou direitinho essa história da taxação. Se trata de combater sonegação das empresas e não taxar as pessoas de comprar”.
Paulo Werneck
12/04/2023 - 23h22
Fui fiscal aduaneiro e essa isenção não existe. O que existe e gera a confusão é a isenção de remessas gratuitas até USD 50 pelos correios. Ou seja, um amigo te manda um CD, uma camiseta, um presente, enfim, PELOS CORREIOS, você não paga tributos. Se você compra esse mesmo CD ou camiseta, paga tributos.
O segundo erro é querer isenção para importação. Os tributos sobre a circulação de mercadorias são absurdos e fonte de atraso, mas devemos reduzi-los e simplificá-los primeiro no mercado interno.
Vejo pobres contra a tributação dos combustíveis e pagam tributo (alto) sobre energia elétrica sem reclamar.
Yolanda
12/04/2023 - 20h44
Onde moro a isenção para as compras é de 150 € e a taxação é de 3 a 7 % dependendo do produto + 20 de IVA….muitos dos produtos que vem de fora também são produzidos por aqui.
No Brasil a isenção era 50 $ e a taxação é de 60% acima do valor do produto + frete + 18% de ICMS em média…e quase nada dos produtos que vem de fora são produzidos no Brasil por tanto não há nada para ser protegido.
Sem comentários…
WWagner Indigo
12/04/2023 - 20h29
Mais uma vez Fernando Henrique Haddad ferrando a pobreza !!!
WWagner Indigo
12/04/2023 - 18h32
A bem da verdade , de acordo com o UOL .
Paulo Pimenta e a Janja estão mentindo descaradamente !!!