O jornal chinês Global Times, um dos mais relevantes do mundo, destacou em editorial o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da China, Xi Jinping.
No texto, o periódico lembrou que Lula vai ao país asiático pela quinta vez e que será a primeira que o chefe de estado brasileiro visita um país fora das Américas desde que assumiu o mandato em janeiro.
Na sequência, o editorial fala sobre as expectativas dos dois países.
“A parte brasileira tem grandes expectativas para a visita de Lula, afirmando que será uma visita de Estado de “importância econômica, comercial e política”. Também há expectativas generalizadas de que as relações China-Brasil entrarão em uma nova fase de “estreitas relações políticas e econômicas”. Sob a liderança estratégica dos dois chefes de estado, China e Brasil, lado a lado, mostrarão ao mundo um modelo de cooperação Sul-Sul em profundidade”, diz o texto.
O jornal chinês também elogiou a comitiva de Lula e disse que o nível da equipe é “coisa rara” entre os países da América Latina. “Tudo isso mostra que o Brasil, da arena política à sociedade, tem uma expectativa ardente para o desenvolvimento das relações China-Brasil”, diz o texto.
“Lula viaja para a China com a agenda lotada. Pode-se dizer que ele vem à China com total sinceridade, o que também prenuncia que os resultados da cooperação entre os dois países serão abrangentes em múltiplas áreas”.
Ainda no editorial, o Global Times ressaltou a importância da parceria entre os dois países, e que isso ultrapassa as relações bilaterais.
“A estreita comunicação e coordenação entre os dois países ajudará a salvaguardar os interesses gerais dos países em desenvolvimento e a promover o desenvolvimento da ordem internacional em direção a maior equidade, justiça e racionalidade. Nesse sentido, as relações China-Brasil ultrapassaram o âmbito bilateral e têm importante influência global”.