A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi as redes sociais para questionar o motivo pelo qual o Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto, ainda não reduziu a taxa de juros após a queda registrada da inflação, a valorização do real e a estagnação da economia por causa da escassez de crédito e investimentos.
“Com inflação em desaceleração, valorização do Real e a economia patinando pela falta de crédito e investimentos qual vai ser a desculpa agora do Banco Central pra não baixar os juros? Não tem mais como sustentar, Campos Neto”, escreveu Gleisi.
Inflação fica abaixo de 5% e mercado reage com queda do dólar
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira, 11, os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do Brasil, que mostram uma desaceleração no mês de março.
No acumulado de 12 meses, a inflação ficou em 4,65%, que significa uma queda abrupta em comparação com o resultado do mês interior, quando se registrou uma inflação de 5,60%. O resultado é o menor desde janeiro de 2021, quando a inflação registrou índice de 4,56% no acumulado de 12 meses.
Com esse resultado positivo, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai aumentar a pressão sobre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para que baixe a taxa de juros, que atualmente é de 13,75% ao ano.
O resultado também influenciou o mercado financeiro, que reagiu de forma positiva. No começo do dia, o dólar abriu em queda, sendo cotado a R$ 4,99, e a bolsa de valores a índice de 104,6 mil pontos, após chegar aos 105 mil na abertura.