Nesta segunda-feira, 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que vai aproveitar sua viagem à China para convidar o presidente Xi Jinping para visitar o Brasil e conhecer ‘projetos de interesse’ entre os dois países. Como foi noticiado, Lula embarcou na manhã de hoje para o país asiático.
“Vamos consolidar nossa relação com a China. Vou convidar o Xi Jinping para vir ao Brasil para uma reunião bilateral, para mostrar os projetos que temos interesse de investimento dos chineses”, afirmou Lula a Voz do Brasil, na EBC.
“Você não vai à China apenas para saber o que os chineses vão fazer aqui, ou o que os chineses vão comprar de nós. Queremos tentar mostrar para os chineses que temos coisas para vender. E que não é só vender também para cá. O que nós queremos é que os chineses façam investimentos para gerar novos empregos e novos ativos produtivos no Brasil”, prosseguiu.
O presidente brasileiro também lembrou que o Brasil “tem uma belíssima relação com a China” e destacou que o país asiático é um “parceiro essencial” para toda a América Latina. Por fim, Lula falou sobre sua viagem ao Congo, em julho.
“Tenho, em junho, um compromisso com o Congo que está convidando o Brasil e a Indonésia para fazer um grande encontro dos três países que têm a maior floresta verde. Obviamente, vou tentar convencer o Congo a convidar os países da América do Sul”, declarou.