Sputnik – O senador republicano pela Carolina do Sul, Lindsey Graham, declarou no domingo (9) que está disposto a apoiar o envio de tropas americanas a Taiwan, caso as tensões continuem aumentando.
“Eu estaria muito aberto a utilizar as tropas dos EUA para defender Taiwan, pois é de interesse de nossa segurança nacional […] Se não fizermos isso agora, teremos uma guerra”, afirmou Graham à Fox News Sunday, e citado pelo jornal The Hill.
Além disso, o senador destacou que estaria disposto a lutar por Taipé, pois “é uma democracia”, ressaltando que os EUA “têm estado há décadas” com a ilha, e por isso propôs intensificar o treinamento dos militares de Taiwan e fornecer os “F-16 que necessitam”.
No sábado (8), a China iniciou exercícios militares de grande escala ao redor da ilha de Taiwan, em resposta à visita do presidente do Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara de Representantes dos EUA, Michael McCaul, que prometeu apoiar o governo de Taipé com envio de armas e o treinamento de seus militares, assim como fez com a Ucrânia.