Nesta segunda-feira, 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a alta taxa de juros, estipulada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
As novas declarações de Lula foram feitas durante discurso no Palácio do Planalto, após a reunião ministerial em razão dos primeiros 100 dias de governo.
“Continuo achando que estão brincando com o país, com o povo pobre e com os empresários que querem investir. Só não vê quem não quer”, declarou o presidente.
EdsonLuíz.
11/04/2023 - 19h39
2007……………2008………….2009………2010………….2011…………..2012…………2013…….2014……2015………………Não é um tempo tão ultra-passado assim……..
Ninguém tem o direito de esquecer a tragédia completa que foi Lula2, Lula/Dilma3 e Lula/Dilma4!
▪Derrubar taxa de juros na marra?
▪Tolerar “um pouco mais de inflação”?
▪Gastar para “reindustrializar” com emissão de dívidas, sem projeto executivo e entregando dinheiro público subsidiado para amigos (Ike Batista, Léo Pinheiro, Odebrecht, Joeslei Baptista….)?
▪Ganhar só sitiozinhos, duplexizinhos…
Isto é uma política muito boa: resulta em recessão econômjca gigante, aceleração de desindustrialização…. aumento da fome…..resulta em Jair Bolsonaro eleito presidente………
Lula já fez um imenso estrago com essa politiquinha e quer repetir. Socorro!!!
Entre março2021e agosto2022 Bolsonaro ensaiou estes gastos à moda de Lula 2007/2016. Só que encontrou uma barreira com o nome de Roberto Campos Neto!*
* E olha a dignidade e o profissionalismo de Roberto Campos Neto:: ele foi indicado para a presidência do Banco Central por Jair Bolsonaro. Foi leal com quem o indicou e até participou da campanha do sujeito e vestiu a camisa da campanha do cara.
▪Mas todas as vezes que Bolsonaro expandiu gasto extra-orçamentário, Roberto Campos subiu a taxa de juros e esterilizou o gasto eleitoral de Bolsonaro.
Não tenho dúvida e falo direto isto aqui faz uns três meses, de que se Roberto Campos não houvesse sido profissional no Banco Central e não anulasse os gastos eleitorais de março2021 a agosto2023 subindo a taxa de juros de 2% para 13,75%, hoje Bolsonaro seria o presidente, e não Lula.
Mas quando, pela manhã, Roberto Campos se sentava no Banco Central para trabalhar, escolhia ser técnico e economista profissional e não ser político e politizar o Banco, como Lula já fez lá atrás e quer fazer novamente.
Eu primeiro admiro e respeito quem tem dignidade; depois eu respeito quem é profissional; depois eu respeito quando é competente…
Roberto Campos eu respeito! Após o que nós todos vimos ele fazer! Após sua demonstração de dignidade! Após sua demonstração de profissionalismo! Após sua demonstração de competência… Após conhecer sua índole e seu trabalho, eu aprendi a respeitar Roberto Campos.
Tem que ser muito merda para ver como que um cara desses como Roberto Campos funciona e não respeitar!
Lula, na sua técnica de enganação, leva os seus apoiadores e quer levar o povo em geral a pensar que Roberto Campos subiu os juros para 13,75% agora, para prejudicá-lo.
NÃO!!!!
Roberto Campos levantou os juros lá atrás, entre março de 2021 e agosto de 2022, durante o governo de Bolsonaro e para esterilizar os gastos eleitorais de Bolsonaro!
Desde agosto/2022 até agora Roberto Campos não mais subiu a taxa de juros e está esperando um presidente da república responsável, que assuma as obrigações e tome as medidas fiscais necessárias na presidência da república para que ele possa tomar as melhores medidas monetárias no Banco Central.
Mas está difícil porque a responsabilidade pelas políticas econômicas é de Lula e Lula nem programa tem. Lula disse que não ia fazer programa, inacreditavelmente não fez mesmo e o Brasil está parecendo que não tem governo para a economia.
Fernando Haddad não tem culpa e está se esforçando para tapar um buraco do incompetente e irresponsável Lula. Mas está difícil. Lula, Gleisi e metade do PT todos os dias xingam Roberto Campis para desviar a atenção e colocar a culpa em quem não tem e fazem um monte de cousas para atrapalhar o esforçado (e competente, diferenças entre eu e ele à parte) Fernando Haddad.
Edson Luiz Pianca.
Elson de Mendonça Ribeiro
10/04/2023 - 15h05
Lula está correto. O Banco Central faz uma politica monetária ultrapassada, da “idade média “! Chega a parecer corrupção!