Ainda no café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, o presidente Lula (PT) disse que o Governo Federal vai aperfeiçoar a reforma do ensino médio. A fala de Lula corrobora com o anúncio do ministro da Educação, Camilo Santana.
“Não vamos revogar. Foi suspenso para que a gente discuta como aperfeiçoar o ensino médio nesse país”, declarou o presidente.
Ainda de acordo com Lula, o motivo da suspensão é ampliar o tempo para a discussão do modelo junto a população. Ele também disse que a suspensão segue uma orientação do grupo de transição.
EdsonLuíz.
06/04/2023 - 18h42
Correto!
E ponto para o Ministério da Educação e sua direção: ministro e assessoria.
▪Não tem cabimento todo o Brasil ter discutido tanto tempo este projeto de educação, ter iniciado a implantação, e revogar tudo assim, sem mais nem menos.
A discussão sobre a BNCC do ensino médio começou faz bem uns 18 anos.
Oficialmente, o início da discussão foi um projeto aprovado na Câmara em 2013. A iniciativa foi de um deputado do PT.
Aberta à participação, a discussão do projeto ganhou minhões (isto mesmo: milhões!) de contribuições as mais diversas. Já pensaram: milhões de contribuições!
Eu acho que nada, nem a constituição, foi tão discutido no Brasil antes de formular, aprovar e iniciar a implantação do que a Nova Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio! Não iria fazer sentido nenhum revogar e enterrar tanta discussão e nunca implantar, por interesses corporativos e outros vícios de alguns que se dizem educadores e moram e trabalham em um país onde os estudantes que eles recebem salários para educar e ensinar apresentam resultados nas avaliações internacionais piores que os estudantes do Malauí.
Vai enfrentar problemas e dificuldades, implantar? Óbivio que vai! É um projeto muito complexo. Por vezes pode até ser interrompido para certas coisas serem repensadas.
Mas não pode mesmo revogar!