Na manhã desta quinta-feira, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com jornalistas para um café da manhã, no Palácio do Planalto, e voltou a criticar as taxas de juros impostas pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Em declaração recente, Campos Neto disse que para cumprir a meta de inflação prevista para 2023, os juros teriam que chegar a 26,5%. “Se a meta está errada, muda-se a meta”, defendeu Lula.
Vale lembrar que a meta de inflação deste ano ficou em 3,25%, com variação de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos. A meta é utilizada pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros. É bom destacar que o Brasil tem uma das mais altas taxas de juros do mundo.
Em outro momento, o presidente lembrou que fica impossível a economia do país funcionar com a decisão de Campos Neto. “É humanamente inexplicável a taxa de juros de 13%, juro real [descontada a inflação] de 8,5%. Não é possível a economia funcionar, e não é o Lula que está dizendo isso. Qualquer empresário que vocês entrevistarem daqui para frente vai dizer”, explica Lula.
EdsonLuíz.
06/04/2023 - 17h33
Mas William,
(Eu peço perdão para observar)::
▪Os que estavam junto com Lula e com o PT nos escândalos do Mensalão e do Petrolão também estavam em todos os espaços de poder com Jair Bolsonaro!
EdsonLuíz.
06/04/2023 - 17h08
O que não é possível, Lula, é um país funcionar sem um Programa Econômico e sem uma Política Fiscal! Um país sem um programa econômico e sem uma Política Fiscal é como se o país não tivesse presidente e não tivesse governo!
▪Lula, você durante a campanha disse que não detalharia sua Política Econômica em um programa:: e você não fez um programa mesmo! E até agora você está mantendo o país sem um Programa Econômico. É inacreditável!
Os únicos candidatos que disputaram com um programa foram o Ciro Gomes e a Simone Tebet. O candidato do Partido Novo eu não sei se ele tinha ou não um programa.
O que leva à expectativas de alta de inflação é a incerteza. E com expectativa de inflação alta, a taxa de juros tem que subir para conter a inflação.
Se Lula fizesse um Programa Econômico e uma Política Fiscal, a incerteza na economia seria menor e assim a taxa de juros teria maior chance de ser mais baixa. Fernando Haddad está se esforçando para fazer pelo menos uma proposta de Política Fiscal para apresentar. Enquanto isso, sem dar nenhuma condição, Lula quer conseguir no grito que o Banco Central baixe a taixa de juros. Não pode fazer isso, Lula! Enquanto você não apresentar um programa, o país não consegue se mexer.
É uma inflação maior que você quer, Lula? É isto: uma inflação maior?
▪Se baixar a taxa de juros sem ter um Programa Econômico e sem ter sequer uma Política Fiscal, a inflação sobe e ferra com os pobres, com os bancos e com os empresários. É isso, Lula, que você quer?
Eu estou começando a achar que é inflação alta que você quer, Lula! Com inflação alta, a arrecadação aumenta porque a base onde incidem as alíquotas de imposto passa a ser sobre uma mercadoria mais cara.
Para você, Lula, para a imagem imediata de seu governo, ter inflação alta é bom porque arrecada mais (em valor absoluto) e isso ajuda a mascarar e esconder desequilíbrios. Mas fazer isso de baixar os juros no grito para forçar uma inflação mais alta e assim arrecadar mais imposto FERRA com os mais pobres, Lula. E ferra também os Bancos, os empresários, os mais endividados.
Inflação mais alta FERRA com todo mundo e só é boa para você, Lula!
Onde já se viu, Lula, ter disputado eleições 7 vezes, ter exercido 4 mandatos: Lula1/Lula2/Lula-Dilma3/Lula-Dilma4…
Ter disputado novamente em 2022, e sem apresentar um programa. Sem dizer o que iria fazer para conter a inflação…
…e vir agora falando em aumentar a inflação.
▪Aumentar, Lula, a inflação?
▪Você não tem pena de FERRAR os mais pobres, Lula? E ainda dizendo que gosta de pobre e que são os outros que não gostam?!
William
06/04/2023 - 17h22
O pixuleco para o mensalão e o petrólão funcionário era de quantos % ?
O PT e Lula colocavam quanto % no bolso para ficar no poder ?
Essa gente é o lixo do lixo mas os brasileiros são acostumados a isso.
EdsonLuíz.
06/04/2023 - 17h29
Vamos lá, Lula, fazer um Programa de Governo, fazer um Programa Econômico, fazer uma Política fiscal séria, com base menos em aumentar arrecadação e mais em cortar gastos. Você foi um irresponsável em disputar a eleição, assumir o mandato e estar até agora desorientado e sem políticas, Lula!
Gritar e xingar o presidente do Banco Central e querer que ele abaixe no grito a taxa de juros sem você dar ao país nem uma Política Fiscal não é programa, Lula. E é até bastante covardia, de botar a culpa em quem não tem e não assumir uma culpa que é sua.
Cobrar imposto de bacaninhas que não pagam é bom! E é justo. Eu não sei o porquê de você e Dilma terem dado R$390Bilhões para esses bacaninhas ricaços em isenção de impostos e em benefício fiscal, Lula.. Agora, tem que tirar mesmo o que vocês deram para eles.
Mas faça um programa, Lula. Aumentar inflação não é programa. Aumentar o que arrecada de impisto, se cair na cabeça de todo mundo, também não é bom.
Ninguém está querendo ser contra você não, Lula (Nem contra Maluf, Collor e Bolsonaro as pessoas não querem sed, quanto mais contra você). Mas faça duas cousas, Lula::
▪Assuma que você não questiona as provas que o condenaram e não processa os juízes porque as provas, para terem dado 1X0, 3X0 e 5X0 contra você é porque são muito robustas; e
▪Faça um Programa de Governo, Lula, com Política Econômica detalhada e com um projeto sério de Política Fiscal.
Vai deixar o país assim, parecendo que não tem presidente; que não tem governo!