Nesta segunda-feira, 3, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a altíssima taxa de juros mantida pelo BC, de 13,75% ao ano, e disse que esse nível de juros está diretamente a qualidade de vida do povo brasileiro.
A declaração de Lula foi dada durante reunião com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, no Palácio do Planalto, na manhã de hoje. Lula garantiu que mesmo diante da ofensiva do Banco Central, o Governo Federal vai criar as condições para o país crescer.
“Nós vamos criar as condições para o Brasil voltar a crescer, vamos criar condições para o Brasil voltar a gerar emprego, vamos criar as condições para o Brasil voltar a melhorar a qualidade do povo brasileiro, e quando digo ‘povo’ é melhorar a qualidade de vida do empresário, do trabalhador, da classe média, da pessoa que está desempregada, porque vai ter emprego. Sobretudo, vamos melhorar a situação de crédito no Brasil”, disse Lula.
“Esse é um compromisso. Nós não podemos continuar com a política de juros escorchantes, que não permitem que o empresário tenha acesso a crédito nesse país. Sem crédito não há investimento, sem investimento não há crescimento, sem crescimento não há emprego, sem emprego não há melhoria de vida do povo brasileiro”, emenda.