Nesta segunda-feira, 3, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a altíssima taxa de juros mantida pelo BC, de 13,75% ao ano, e disse que esse nível de juros está diretamente a qualidade de vida do povo brasileiro.
A declaração de Lula foi dada durante reunião com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, no Palácio do Planalto, na manhã de hoje. Lula garantiu que mesmo diante da ofensiva do Banco Central, o Governo Federal vai criar as condições para o país crescer.
“Nós vamos criar as condições para o Brasil voltar a crescer, vamos criar condições para o Brasil voltar a gerar emprego, vamos criar as condições para o Brasil voltar a melhorar a qualidade do povo brasileiro, e quando digo ‘povo’ é melhorar a qualidade de vida do empresário, do trabalhador, da classe média, da pessoa que está desempregada, porque vai ter emprego. Sobretudo, vamos melhorar a situação de crédito no Brasil”, disse Lula.
“Esse é um compromisso. Nós não podemos continuar com a política de juros escorchantes, que não permitem que o empresário tenha acesso a crédito nesse país. Sem crédito não há investimento, sem investimento não há crescimento, sem crescimento não há emprego, sem emprego não há melhoria de vida do povo brasileiro”, emenda.
Edu
04/04/2023 - 09h21
Essa fanta cheira coca
EdsonLuíz.
04/04/2023 - 09h12
Sim, juros escorchantes!
Sim, precisam baixar!
Ao Banco Central e ao seu presidente cabe estudar todo dia a situação estrutural da economia, ver as Políticas Econômicas que o Governo Central (Lula) tem para resolver estes problemas estruturais, ver qual é a Política Fiscal que Lula está aplicando, ver se Lula está aumentando ou diminuindo o déficit e se está aumentando ou diminuindo a carga tributária… Vixe, o Banco Central tem que fazer um monte de coisas, antes de decidir se vai aumentar ou diminuir os juros…
…, que já são escorchantes!
●É o Banco Central que decide de quanto vai ser a taxa básica de juros. O BC precisa calibrar a taxa para a economia não piorar para as empresas e para os pobres.
■É o Governo Central (Lula) que tem que tomar as medidas estruturais para que o Banco Central possa baixar os juros.
■Qual é a Política Econômica de Lula?
▪Lula não tem uma Política Econômica. Ele ainda está fazendo uma, mas parece que seu partido não está se entendendo.
■Qual a Política Fiscal de Lula?
▪Lula ainda não tem uma Política Fiscal. O ministro Fernando Haddad está se esforçando para fazer uma Política Fiscal, mas está encontrando alguma dificuldade porque Lula e o PT querem gastar sem ter dinheiro, como fizeram da outra vez, mas agora está sendo mais difícil gastar porque o próprrio PT e depois Bolsonaro torraram muito dinheiro de 2007 até hoje.
■E o que vai acontecer com a economia?
▪Vamos esperar! É preciso 1° que Lula apresente as políticas para resolver os problemas estruturais e depois esperar o Banco Central ter tempo para medir os efeitos. Vamos esperar que desta vez (e já com bastante atraso) Lula e o PT apresentem medidas que sejam suficientes para que o Banco Central possa baixar os juros.
Fanta
03/04/2023 - 20h59
Sem o monopólio da Globo com a qual imbecilizar os brasileiros, sem os bancos enviado cartões de crédito para todo mundo,
sem o imposto sindical, sem o mensalão e o petrólão para comprar o congresso e quem deve ser comprado…sobram a Ludmila e a Cláudia Raia com 5 milhões cada.
Como escrito nós livros de geografia do ensino básico o Brasil segue perfeitamente ponto a ponto todos os santos dias a planilha do perfeito país de terceiro mundo.
Como os brasileiros consigam chegar a este nível de mesmice idiota eu não consigo me explicar, provavelmente são acomodados, acostumados.