Menu

Datafolha: Maioria absoluta dos brasileiros concordam com Lula sobre a queda dos juros

Divulgada nesta segunda-feira, 3, uma pesquisa Datafolha revelou que 80% dos brasileiros concordam com os posicionamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a queda da taxa básica de juros, que atualmente é de 13,75% ao ano. Ainda segundo o Datafolha, 71% dos participantes da pesquisa avaliam que a Selic está mais alta do que […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Sergio Lima/AFP/Direitos Reservados

Divulgada nesta segunda-feira, 3, uma pesquisa Datafolha revelou que 80% dos brasileiros concordam com os posicionamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a queda da taxa básica de juros, que atualmente é de 13,75% ao ano.

Ainda segundo o Datafolha, 71% dos participantes da pesquisa avaliam que a Selic está mais alta do que deveria. Vale lembrar que o Brasil tem a maior taxa de juros do mundo.

Nesta pesquisa, apenas para 16% dos eleitores diz que Lula age mal ao críticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Outros 5% não souberam responder.

O apoio majoritário de Lula contra os juros vem dos trabalhadores de baixa renda, ou seja, que recebe até dois salários mínimos. Neste recorte, 85% dizem concordar com o presidente.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

03/04/2023 - 10h12

▪Quais você acha que são os três melhores times de futebol do Brasil?
▪Qual a melhor universidade brasileira?
▪Dentre Lua, Dilma e Bolsonaro, cite aquel@ que você considera honest@.

■Você acha que a taxa de juro básica está alta ou baixa?

Há perguntas que apenas são feitas para medir o minúsculo grupo que vai discrepar da opinião geral. Se inquiridos, os brasileiros responderão que, dentre Lula, Dilma e Bolsonaro, a presidenta Dilma é a honesta. Se a pesquisa for para citar os três melhores times de futebol, aparecerão Flamengo, Palmeiras e depois mais outro time qualquer, e quase todos dirão que a melhor universidade é a USP.

Mas o fato é que as pessoas não sabem que a taxa de juros básica é definida pelo Banco Central com base nas condições estruturais da economia e pela política fiscal adotada pelo governo central para combatê-la.

Se o próprio presidente da república, que tem plena consciência de que o povo não tem conhecimento sobre o porquê de o BC manter taxas altas, sai xingando é gritando que os juros estão altos, ele desvia a atenção e transfere para o BC uma culpa que é dele como presidente da república.

Os poucos que entendem o papel correto de cada um —Presidente da República e Presidente do BC— nessa questão, não serão enganados. Vão indicar que acham que os juros estão altos mesmo, porque é óbvio que estão, mas não serão iludidos de que, por Lula ter gritado “Os juros estão altos, eu quero que abaixem os juros”, que a culpa é de quem Lula disse que é e não culpa dele, que chegou a este 5° mandato sem nenhum programa econômico.

Lula, durante a campanha, falou que não faria um programa econômico mais detalhado, e não fez mesmo! Só agora está finalizando um para apresentar; e o Brasil, inacreditavelmente, está sem programa para a economia, que só agora está sendo finalizado para ser aprovado lá para junho ou julho. Irresponsabilidade de quem tem a obrigação de ter um programa:: irresponsabilidade de Lula!.

Assim mesmo, um programa só está sendo apresentado agora porque Fernando Haddad correu para fazer um. E em vez de Haddad estar sendo ajudado, Haddad está sendo atrapalhado pelo PT e até pelos gritos diversionistas de Lula.

Os juros estão altos! Muito altos! Eu penso assim, o presidente do Banco Central, Roberto Campos, pensa assim e você pensa assim. Mas nós sabemos que a 1ª coisa a ser feita para que os juros possam ser diminuidos é fazerem para o Brasil um bom programa de Política Econômica e, nele, uma boa Âncora Fiscal. E sabemos que a responsabilidade de fazer isso é dele, Lula, que é o presidente da república, e não do presidente do Banco central, Roberto Campos.

Edson Luiz Pianca.


Leia mais

Recentes

Recentes