Rússia: Blogueiro militar morre após ataque em um café

DW – O blogueiro militar Vladlen Tatarsky, um dos mais conhecidos da Rússia, morreu neste domingo (02/04) numa explosão em um café na cidade russa de São Petersburgo, informaram agências de notícias russas.

Pelo menos outra 16 pessoas ficaram feridas, segundo a agência Interfax, citando o Ministério do Interior da Rússia.

A explosão ocorreu no café Street Food Bar No. 1, que teria pertencido a Yevgeny Prigozhin, fundador do Grupo Wagner, organização paramilitar privada russa que luta ao lado de Moscou na guerra de agressão contra a Ucrânia.

Tatarsky, cujo nome verdadeiro é Maxim Fomin, estaria participando de uma “noite patriótica”, organizada pela Cyber Front Z, um grupo que se refere a si próprio como “tropa de informação da Rússia”.

“Houve um ataque terrorista. Tomamos certas medidas de segurança, mas, infelizmente, elas não foram suficientes”, disse o grupo no Telegram.

A agência de notícias russa TASS citou uma fonte policial dizendo que a explosão foi “causada por um dispositivo explosivo improvisado escondido dentro de uma estátua dada a Tatarsky como um presente”.

Críticas à campanha russa

Tatarsky foi correspondente na linha de frente da Ucrânia e chegou a participar de uma luxuosa cerimônia do Kremlin, em setembro do ano passado, na qual foi proclamada a anexação ilegal pela Rússia de quatro regiões parcialmente ocupadas da Ucrânia.

Originalmente da região do Donbas, no leste da Ucrânia, Tatarsky era um dos mais proeminentes blogueiros militares da Rússia e tinha mais de 560 mil seguidores no Telegram.

Embora fosse um defensor vocal da guerra na Ucrânia, ele criticou alguns aspectos da campanha russa.

Ainda não está claro quem está por trás da explosão.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.