Nesta quinta-feira, 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca no Rio de Janeiro para se reunir com oficiais da Marinha e supervisionar o Complexo Naval de Itaguaí, onde são construídas as embarcações previstas no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
Vale lembrar qua na semana passada, foram apresentados ao presidente Lula os projetos estratégicos da Marinha, como o Programa Nuclear da Marinha (PNM) e o próprio Programa de Submarinos (Prosub). Em suas declarações, Lula tem dito que seu governo vai investir na modernização das Forças Armadas e da indústria de defesa no Brasil.
Também é bom destacar que o Prosub foi idealizado pelo Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, que foi preso e condenado injustamente, em 2015, pelo ex-juiz parcial Sergio Moro.
Na prisão, Othon foi intensamente ignorado. Ele teve pedidos de soltura negados, ficou doente e tentou suicídio. Como se sabe, o almirante é responsável pelo programa nuclear do País. Na época, o almirante afirmava que sua prisão servia a interesses estrangeiros.