O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que o Governo Lula deve realizar investimentos maciços na infraestrutura dos presídios do Rio Grande do Norte após os ataques de facções criminosas pelo estado.
A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro foi até ao RN para acompanhar o trabalho da Força Nacional e traçar planos junto à governadora do estado, Fátima Bezerra (PT).
Durante entrevista coletiva, Dino garantiu que o governo federal vai mandar os recursos para o estado. Além disso, o ministro citou o envio de mais armamentos, a compra de viaturas para a PM potiguar e a construção de novas unidades de presídios. Desde o começo dos ataques, o governo já investiu R$5 milhões no estado.
“O cronograma é imediato. Não são recursos que dependem da votação de leis ou de previsão orçamentária, são recursos que o Ministério da Justiça dispõe, tanto na área de segurança pública quanto na área penitenciária”, afirmou Dino.
Vale destacar que o Ministério Público do Rio Grande do Norte alega que os ataques teriam relação com uma união de facções que exigem mudanças nas condições nos presídios. Nas redes sociais, criminosos encapuzados e armados publicaram vídeos reclamando da situação nos presídios. Eles também dizem que os presos sofrem tortura de PM’s e agentes penitenciários.
Já o Governo Lula acredita que os ataques também sejam uma resposta violenta à transferência de chefes do Sindicato do Crime para presídios de outros estados. Ao menos 273 ações criminosas foram contabilizadas até este domingo, 19.
Dudu
20/03/2023 - 13h42
Em menos de 4 menos já viraram Brasília de pernas pra cima de e baixo do nariz dele e agora o Rio grande do Norte pegando fogo…
A incompetência deste troglodita ignorante como um bode não era nenhuma novidade.