Na noite deste domingo, 12, o filme “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” foi o grande vencedor do Oscar 2023. No total, o longa conquistou sete estatuetas: melhor filme, direção, roteiro original, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante e montagem.
Vale lembrar que a última vez que um filme levou sete prêmios foi em 2014, quando o lomga “Gravidade” levou o mesmo número de estatuetas, mas não venceu na categoria principal. Naquele ano, quem ganhou foi “12 anos de escravidão”.
Confira a lista dos vencedores:
‘Nada de Novo no Front’
‘Avatar: O Caminho da Água’
‘Os Banshees de Inisherin’
‘Elvis’
‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDOR)
‘Os Fabelmans’
‘Tár’
‘Top Gun: Maverick’
‘Triângulo da Tristeza’
‘Entre Mulheres’
Melhor atriz
Cate Blanchett – ‘Tár’
Ana de Armas – ‘Blonde’
Andrea Riseborough – ‘To Leslie’
Michelle Williams – ‘Os Fabelmans’
Michelle Yeoh – ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDORA)
Melhor ator
Colin Farrell – ‘Os Banshees de Inisherin’
Austin Butler – ‘Elvis’
Brendan Fraser – ‘A baleia’ (VENCEDOR)
Bill Nighy – ‘Living’
Paul Mescal – ‘Aftersun’
Melhor direção
Martin McDonagh – ‘Os Banshees de Inisherin
Daniel Kwan e Daniel Scheinert – ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDORES)
Steven Spielberg – ‘Os Fabelmans’
Todd Field – ‘Tár’
Ruben Östlund – ‘Triângulo da tristeza’
Melhor montagem
‘Os Banshees of Inisherin’
‘Elvis’
Brendan Fraser – ‘A baleia’ (VENCEDOR)
Bill Nighy – ‘Living’
Paul Mescal – ‘Aftersun’
Melhor direção
Martin McDonagh – ‘Os Banshees de Inisherin
Daniel Kwan e Daniel Scheinert – ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDORES)
Steven Spielberg – ‘Os Fabelmans’
Todd Field – ‘Tár’
Ruben Östlund – ‘Triângulo da tristeza’
Melhor montagem
‘Os Banshees of Inisherin’
‘Elvis’
‘Elvis’
‘Top Gun: Maverick’ (VENCEDOR)
Melhor roteiro adaptado
‘Nada de Novo no Front’
‘Glass Onion: Um Mistério Knives Out’
‘Living’
‘Top Gun: Maverick’
‘Entre mulheres’ (VENCEDOR)
Daniel Kwan e Daniel Scheinert, diretores e roteiristas de ‘Tudo em todo lugar ao mesmo tempo’, ganham o Oscar de melhor roteiro — Foto: REUTERS/Carlos Barria
Daniel Kwan e Daniel Scheinert, diretores e roteiristas de ‘Tudo em todo lugar ao mesmo tempo’, ganham o Oscar de melhor roteiro — Foto: REUTERS/Carlos Barria
Melhor roteiro original
‘Os Banshees de Inisherin’
‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDOR)
‘Os Fabelmans’
‘Tár’
‘Triângulo da tristeza’
Melhores efeitos visuais
‘Nada de Novo no Front’
‘Avatar: O Caminho da Água’ (VENCEDOR)
‘The Batman’
‘Top Gun: Maverick’
‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’
Melhor trilha sonora
‘Nada de Novo no Front’ (VENCEDOR)
‘Babilônia’
‘Os Banshees de Inisherin’
‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’
‘Os Fabelmans’
Melhor design de produção
‘Nada de Novo no Front’ (VENCEDOR)
‘Avatar: O Caminho da Água’
‘Babilônia’
‘Elvis’
‘Os Fabelmans’
Melhor curta de animação
‘The Boy, the Mole, the Fox, and the Horse’ (VENCEDOR)
‘The Flying Sailor’
‘Ice Merchants’
‘My Year of Dicks’
‘An Ostrich Told Me the World is Fake, and I Think I Believe It’
Melhor curta documentário
‘The Elephant Whisperers’ (VENCEDOR)
‘Haulout’
‘How Do You Measure a Year?’
‘The Martha Mitchell Effect’
‘Stranger at the Gate’
Edward Berger, diretor de ‘Nada de novo no front’, ganha Oscar de filme estrangeiro, à frente da equipe do filme — Foto: REUTERS/Carlos Barria
Edward Berger, diretor de ‘Nada de novo no front’, ganha Oscar de filme estrangeiro, à frente da equipe do filme — Foto: REUTERS/Carlos Barria
Melhor filme internacional
‘Nada de Novo no Front’ (VENCEDOR)
‘Argentina, 1985’
‘Close’
‘Eo’
‘The Quiet Girl’
Melhor figurino
‘Babilônia’
‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’ (VENCEDOR)
‘Elvis’
‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’
‘Sra. Harris Vai a Paris’
Melhor maquiagem e penteados
‘Nada de Novo no Front’
‘The Batman’
”Pantera Negra: Wakanda para Sempre
‘Elvis’
‘A Baleia’ (VENCEDOR)
Melhor fotografia
‘Nada de Novo no Front’ (VENCEDOR)
‘Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades’
‘Elvis’
‘Império da Luz’
‘Tár’
Melhor curta live action
‘An Irish Goodbye’ (VENCEDOR)
‘Ivalu’
‘Le Pupille’
‘Night Ride’
‘The Red Suitcase’
Melhor documentário
‘All That Breathes’
‘All the Beauty and the Bloodshed’
‘Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft’
‘A House Made of Splinters’
‘Navalny’ (VENCEDOR)
Jamie Lee Curtis ganha Oscar de melhor atriz coadjuvante — Foto: REUTERS/Carlos Barria
Melhor atriz coadjuvante
Angela Basset – ‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’
Hong Chau – ‘A Baleia’
Kerry Condon – ‘Os Banshees de Inisherin’
Stephanie Hsu – ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’
Jamie Lee Curtis – ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDORA)
Melhor ator coadjuvante
Brendan Gleeson – ‘Os Banshees de Inisherin’
Brian Tyree Henry – ‘Causeway’
Judd Hirsch – ‘Os Fabelmans’
Barry Keoghan – ‘Os Banshees de Inisherin’
Ke Huy Quan – ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDOR)
Ke Huy Quan ganha Oscar de melhor ator coadjuvante
Melhor animação
‘Pinóquio por Guillermo del Toro’ (VENCEDOR)
‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’
‘Marcel the Shell With Shoes On’
‘A Fera do Mar’
‘Red: Crescer é uma Fera’
EdsonLuíz.
13/03/2023 - 19h16
Tudo em todo lugar ao mesmo tempo.
E nós, os que temos muito de europeus, nos enganando em pensar que somos daqui do Brasil quando nem aceitamos ainda apropriadamente este lugar e suas coisas.
E aceitamos menos ainda os outros com quem estamos aqui neste país, os que para aqui truxemis obrigados e os que já encontramos aqui quando chegamos!
Mais importante: logo nós, os que viemos do classissismo e do humanismo como retomada cultural e que, sim, fizemos tanto desde 1500 até agora: fizemos tanto para a sociedade, fizemos tanto para a história, fizemos tanto para a ciência e fizemos tanto para o humano… e exatamente nós, os progressistas, aqui no Brasil não reconhecemos as sociedades de humanos que já estavam aqui quando desta terra nos apossamos. Também não reconhecemos a humanidade de outros humanos, que traficamos para cá como mercadoria e como coisas.
E pensar que só podemos ser isto que estamos fazendo de nós, miscigenados como somos, nesta terra que hoje é uma terra de mestiços.
Mas este não é o nosso país, se não assumimos tudo o que o Brasil já era antes de nós e não soubermos continuar de forma apropriada o que começamos com tanto erro. E como não temos nos despertado para o que temos vivido, temos este mal-estar constante conosco, com o país e com o que estamos fazendo de tudo.
Um filme. Só um filme. Mas se servir para um intervalo de reflexão… Nem precisa ir tão longe a reflexão. E não precisa também que o incômodo seja o mesmo que o meu. Já será bom se ela iniciar-se.