Foram eleitos na quarta-feira Vanderlan Cardoso (PSD-GO) na Comissão de Assuntos Econômicos; Omar Aziz (PSD-AM) na de Fiscalização e Controle; e Sérgio Petecão (PSD-AC) na de Segurança Pública
Publicado em 09/03/2023
Por PSD com Agência Senado
PSD — Com a maior bancada do Senado, o PSD irá presidir três das 14 comissões permanentes da Casa no biênio 2023-2024. Foram eleitos na quarta-feira (8) os senadores Vanderlan Cardoso (PSD-GO) na Comissão de Assuntos Econômicos; o senador Omar Aziz (PSD-AM) na Comissão de Fiscalização e Controle; e o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) na Comissão de Segurança Pública.
A eleição dos presidentes das comissões marca o início dos trabalhos dos colegiados. A definição de alguns vice-presidentes ainda ficou pendente e deve acontecer nas próximas reuniões.
Com as eleições dos presidentes, os colegiados agora retomam os trabalhos. Além da análise prévia de todos os projetos que tramitam pelo Senado, as comissões fiscalizam o trabalho do Poder Executivo, acompanham a execução de políticas públicas e propõem emendas ao Orçamento da União.
No total de 14 comissões permanentes, 13 delas já têm presidentes eleitos. Falta apenas a Comissão Senado do Futuro (CSF), que pode ser alterada para dar origem a outro colegiado para defender o Estado democrático de direito.
“A comissão que foi criada mais recentemente foi a Comissão de Segurança Pública. Era uma distorção não termos uma comissão de segurança no Senado. Agora eu tenho uma proposta que é a transformação da Comissão Senado do Futuro em uma comissão permanente de defesa do Estado democrático de direito. Eu considero muito importante que haja a permanente vigilância do Senado depois de tudo que aconteceu”, afirmou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em fevereiro.
Edição: Scriptum