O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT-RS), garantiu nesta quinta-feira, 2, que os nomes indicados para o Conselho da Petrobras foram escolhidos de forma consensual entre o presidente da estatal, Jean Paul Prates, e os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), e de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG).
Antes da cerimônia de relançamento do Bolsa Família no Palácio do Planalto, Pimenta concedeu entrevista coletiva e também revelou que os nomes indicados pelo Centrão também “tem total respaldo” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Nenhuma indicação foi feita que não tenha sido conversada, consensuada e aprovada por essas pessoas”, disse o ministro citando os colegas Silveira, Prates e Costa. “Qualquer especulação diferente dessa é inverídica”, emendou.
Centrão emplacou nomes para o conselho da estatal
O bloco do Centrão no Congresso Nacional conseguiu emplacar na lista do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), nomes para o Conselho da Petrobras. Por outro lado, nomes indicados pelo Palácio do Planalto foram vetados.
Os nomes emplacados pelo Centrão foram: Pietro Adamo Sampaio Mendes, presidente do Conselho de Administração, Carlos Eduardo Turchetto Santos, Vitor Eduardo de Almeida Saback e Eugênio Tiago Chagas Cordeiro.
Com isso, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, sofre a primeira derrota no cargo. Isso porque os nomes indicados por ele, como o presidente da FIESP Josué Gomes e o economista Eduardo Moreira, foram vetados.
Vale lembrar que os nomes emplacados pelo Centrão, além de serem favoráveis a permanência da PPI, são ligados a partidos como União Brasil e o PSD, que fazem parte da base de sustentação do governo Lula.
Xuxo
03/03/2023 - 13h37
O primeiro diretor da Petrobrás que me vem na cabeça indicado por estes animais foi Renato Duque, o segundo Cerverò e por aí vai….
Vcs não são normais, não aprendem não tem jeito…
João Mac-Cormick
03/03/2023 - 08h34
A extrema direita é o lixo da história.
Colocar privatistas no conselho é bola fora do PT. O projeto aprovado pelo povo foi contra a privatização. É absurdo calcular o valor do combustível em moeda estrangeira quando o custo está em moeda nacional. Puro viralatismo. Mostra que o capitalismo é a privatização dos lucros e a socialização dos prejuízos.
Agora, para não perder o hábito, eu sei que tem uma galera que ficou triste em saber que existe eleição em Cuba e na Venezuela. Afinal de contas, deve ser um tremendo choque sair do mundo bozolóide terraplanista, causado por anos de midiotia globotomizada. A realidade é cruel…
“Cuba se aproxima de eleições com maior número de candidatos jovens, mulheres e negros”
28 de fevereiro de 2023, 19:22
Cézar
03/03/2023 - 07h44
SEM NOVIDADES, é Lulinha sebfo Lulinha politiqueir, que ba frentecdos holofotes esbraveja etc e tal, mas nos acordos de alcova fecha com as elites. Novo de quem acreditou que seria diferente de Lula 1 e Lila 2.
Quem manda nesta joça, um mera republiqueta bananeira, é a elite, a mídia etc.
GERALDO GALVAO FILHO
02/03/2023 - 15h54
O Jean Paul Prates deveria renunciar a cargo, e não compactuar com essa pouca vergonha. A Gleisi tem razão: isso é um descarado estelionato eleitoral.