O senador Cid Gomes, que nos últimos dias intensificou suas críticas ao seu irmão e ex-presidenciável Ciro Gomes, está muito próximo de se desfiliar do PDT. Interlocutores confirmam o descontentamento de Cid com algumas lideranças pedetistas do Ceará.
No estado, o PDT vive um impasse entre um grupo que defende a inclusão do partido na base do governo Elmano, do PT, e um grupo que defende a permanência da sigla na oposição a gestão petista. Nos bastidores, o clima entre Cid e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, não é dos melhores e o senador já fez críticas públicas a gestão de Sarto na capital cearense.
Já a relação entre Cid e Roberto Cláudio, que foi o candidato do PDT ao governo do Ceará, também azedou. Como se sabe, RC lidera o grupo que deseja permanecer na oposição ao governo Elmano, já pensando nas eleições de 2024 e 2026. Vale lembrar que nos últimos dias, Cid e o governador Elmano estiveram juntos em agendas públicas.
Mas com a saída do PDT, qual seria o próximo partido de Cid? Fontes ligadas ao senador afirmam que nas últimas semanas, o congressista têm conversado com o PSB e também com a cúpula do Republicanos, que no estado do Ceará é presidido pelo empresário Chiquinho Feitosa, um dos aliados mais fiéis ao ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana (PT).
O que diz a assessoria?
A assessoria de Cid Gomes nega que o senador esteja de saída do PDT.