Atualizado em 22/02/2023 – 20:27
Por XU WEI – China Diário
China Diário — O presidente Xi Jinping enviou uma carta de condolências ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira, depois que chuvas torrenciais no país sul-americano causaram uma onda de enchentes e deslizamentos de terra, deixando dezenas de mortos.
Na carta, Xi disse que ficou chocado ao saber que os graves desastres causados pelas chuvas no estado de São Paulo, no sul do Brasil, causaram grandes baixas e perdas de propriedades.
O líder chinês apresentou profundas condolências aos doentes e expressou sinceras condolências às suas famílias e aos residentes atingidos pelo desastre.
Ele também desejou uma rápida recuperação aos feridos.
Enquanto isso, o número de mortos por fortes chuvas em São Paulo subiu para 48 na quarta-feira, disseram autoridades, com mais chuvas esperadas.
Oficialmente, 38 pessoas estão desaparecidas, um número que provavelmente levará o número final de mortes para mais perto de 70, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
As fortes chuvas no fim de semana causaram deslizamentos de terra e inundações em cidades costeiras no sudeste do país. Quase 2.500 pessoas ainda estão deslocadas ou desabrigadas, disseram as autoridades, acrescentando que o trabalho de resgate está em andamento.
A cidade de São Sebastião registrou o maior número de perdas humanas, com 47 das mortes relatadas.
Lula sobrevoou a cidade na segunda-feira, prometendo reconstruir a cidade de quase 91.000 habitantes, construindo novas casas em locais mais seguros.
Mais chuva está prevista para a cidade nos próximos dias. O governo de São Sebastião disse que até sexta-feira mais 200 milímetros de chuva devem atingir a região e alertou para novos riscos de deslizamentos de terra.
Desde o fim de semana, a área costeira do estado mais rico do país foi atingida por mais de 600 mm de chuva, o que o governo disse ser o maior número acumulado na história do Brasil.
Agências via Xinhua contribuíram para esta história.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!