Menu

Em São Sebastião, Lula promete reconstrução de casas em áreas seguras

Presidente visitou a região, onde chuvas deixaram 36 mortos Publicado em 20/02/2023 – 14:03 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Brasília Agência Brasil — Em visita hoje (20) ao município paulista de São Sebastião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu a reconstrução de casas atingidas pelos temporais, desde […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ricardo Stuckert/PR

Presidente visitou a região, onde chuvas deixaram 36 mortos

Publicado em 20/02/2023 – 14:03

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Agência Brasil — Em visita hoje (20) ao município paulista de São Sebastião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu a reconstrução de casas atingidas pelos temporais, desde que em áreas consideradas seguras e aptas para moradias.

O presidente lembrou que há municípios brasileiros que registraram tragédias semelhantes há cinco, seis ou sete anos e que, ainda assim, o problema habitacional das famílias afetadas não foi resolvido.

Lula pediu ao prefeito da cidade, Felipe Augusto, auxílio para mapear as localidades em que a Defesa Civil atesta segurança para a construção de casas. “Desta vez, vai acontecer de verdade. Só arrumar terreno mais seguro”, disse. “Vocês vão voltar a ter um ninho, para cuidar da família de vocês”, completou.

União

Durante a visita, Lula enfatizou que os governos federal, estadual e municipal devem atuar juntos para superar a tragédia que deixou, até o momento, 36 mortos.

“Estamos juntos. Acabou a eleição”, disse, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto. “Se cada um ficar trabalhando sozinho, nossa capacidade de rendimento é muito menor. Por isso, precisamos estar juntos”.

Em entrevista, Lula manifestou solidariedade ao povo do litoral norte de São Paulo e pediu orações não apenas pelas vítimas e suas famílias, mas para que a chuva cesse ao longo dos próximos dias e o tempo permita a continuidade dos trabalhos de resgate.

“Uma boa reza, com muita fé, sempre ajuda a reconquistar o que a gente quer.”

Ele lembrou que, “há muito tempo”, não se via no país governador, presidente e prefeito sentados à mesa em função de algo em comum e que atinge a todos. “É uma demonstração de que é possível exercer a nossa função na democracia mesmo quando a gente pertence a partidos diferentes”.

“Bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter.”

Calamidade pública

A Defesa Civil Nacional reconheceu, de forma sumária, estado de calamidade pública em São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba, os mais atingidos pelas chuvas do fim de semana. Pelo menos 36 pessoas morreram na região.

As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia.

                                               Trator da prefeitura de Sāo Sebastiāo tira entulhos em uma rodovia do município, o mais afetado pelas fortes chuvas que atingiram o litoral paulista / Prefeitura Sāo Sebastiāo/Divulgaçāo

A prioridade, de acordo com o governo do estado, é o socorro às vítimas e o amparo aos mais de 970 desalojados e 747 desabrigados. Mais de 500 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate do governo estadual, das Forças Armadas e da Polícia Federal, além de voluntários, seguem empenhadas nas ações de resgate e identificação das vítimas.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, algumas cidades do litoral norte do estado registraram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.

Edição: Graça Adjuto

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Tony

21/02/2023 - 11h47

Com os bilhoes que usam para entupir de dinheiro pseudo artistas da elite global ?

https://casavogue.globo.com/interiores/casas-de-famosos/noticia/2023/02/claudia-raia-e-jarbas-homem-de-mello-abrem-sua-casa-sustentavel-no-interior-de-sao-paulo.ghtml

Faz o L….kkkkkkkkkkk

Paulo

20/02/2023 - 22h12

O que choveu em São Sebastião, em um dia, equivale na verdade a 4x o esperado para o mês todo. Parece, salvo engano, que foi o maior volume já registrado no Brasil (cerca de 800 mm.). Somando isso às inúmeras ocupações irregulares que ali existem – como, de resto, em boa parte do Brasil, inclusive essas áreas de risco já estão mapeadas pela Defesa Civil -, o resultado não poderia ser diferente. Notando, entretanto, que em Petrópolis-RJ, ano passado e alguns anos anteriores, a tragédia parece que foi maior, ao menos em n° de vítimas. Mesmo comparativamente ao grande desastre cataclísmico de 1967, em Caraguatatuba, quando se estima terem perecido mais de 450 pessoas, agora até que foi menos ruim do que antes. Mas obviamente isso não serve de consolo para quem perdeu entes queridos e conhecidos, na madrugada de domingo. Tudo fruto da falta de planejamento, fiscalização e vergonha na cara do Poder Público, que prefere ceder a invasores e grileiros a perder votos…


Leia mais

Recentes

Recentes