Investigações abrangiam sede de instituto e compra de caças suecos
Publicado em 18/02/2023 – 16:23
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Agência Brasil — O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o trancamento e encerramento de três ações da extinta Lava Jato e da Operação Zelotes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As investigações, que estavam suspensas, diziam respeito a doações da empreiteira Odebrecht ao Instituto Lula, à compra do terreno do instituto e a supostas irregularidades na compra de caças suecos para a Aeronáutica durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff.
As duas primeiras investigações estavam suspensas desde setembro de 2021 por ordem do STF. A apuração sobre um suposto tráfico de influência de Lula na aquisição dos caças F-39 Gripen havia sido suspensa em março do ano passado. As ações, que tramitavam na Justiça Federal em Brasília, foram encerradas.
Na decisão, Lewandowski indicou que as provas apresentadas nas ações são ilegais. Segundo ele não há cabimento para que os processos continuem a tramitar. No texto, ele classificou as provas de “eivadas de vícios insanáveis e claramente desprovidas de lastro probatório mínimo”.
A interrupção definitiva das investigações havia sido pedida pela defesa de Lula no processo de anulação das provas que constavam do acordo de leniência entre a Odebrecht e força-tarefa dos procuradores da Lava Jato no Ministério Público Federal. Os pedidos foram feitos com base em material apreendido pela Operação Spoofing da Polícia Federal, que prendeu um grupo de hackers que invadiram celulares de juízes e de procuradores da Lava Jato.
”Examinado com verticalidade o mosaico fático-jurídico pormenorizadamente descrito acima, não concebo a existência de denúncias temerárias, sem o mínimo de elementos probatórios hígidos [salutares], e, ainda, sabidamente desprovidas de correlação legítima entre elas e fase pré-processual. Trata-se, em verdade, de imputações calcadas em provas contaminadas, que foram produzidas, custodiadas e utilizadas de forma ilícita e ilegítima, o que evidencia a ausência de justa causa para o seu prosseguimento”, escreveu Lewandowski na decisão.
Edição: Valéria Aguiar
Renato Oliveira
19/02/2023 - 14h26
A mão amiga de Lewandowsky, e a de Gilmar Mendes também não, nunca deixa para trás um amigo corrupto !
Alexandre Neres
18/02/2023 - 22h56
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/02/18/lula-acerta-ligacao-com-zelensky-kiev-aceita-proposta-brasileira-na-onu.htm
Xuxo
18/02/2023 - 21h53
O brasileiro não tem amparo da lei, não tem segurança de nada, o Estado não protege os brasileiros de absolutamente nada pelo contrário e o que mais judia, são entregues a vermes de todos os tipos e esferas da sociedade.
Quem deveria os proteger não tem a mínima estatura para nada e coloca interesses próprios ao resto.
Uma eterna tragédia.
EdsonLuíz.
18/02/2023 - 19h20
Peço que leiam. E que me desculpem, mas diante da agressão e distorção do perturbado petista, não posso deixar de me colocar
●O Taradinho fanático petista continua distorcendo o que lê e insistindo em me agredir.
Não me surpreende a desonestidade de sua transcrição daquilo que de fato eu escrevi, sendo ele um fanático petista e meio imbecil, porque Fanáticos Apoiadores de Populistas como Lula e Bolsonaro são desonestos com carimbo na testa. E o gado destes caras são tão desonestos quanto seua Mitos Vaqueiros!
●O que de fato eu escrevi mais lá embaixo sobre Bolsonaro está aqui::
■ ” ……………………………………………………………………………………………..
“Não o culpo pelo atraso na compra das vacinas contra Covid-19 porque inicialmente as vacinas eram apenas uma tentativa de imunização com resultados ainda desconhecidos e naquele momento as vacinas não estavam com eficácia confirmada e eram uma aposta no escuro de custo muito caro. Decidir comprar vacinas desconhecidas naquele momento* era realmente uma decisão muito difícil.
Mas na pandemia nós todos vimos como Bolsonaro resistiu a prover renda à população para que não precisassem se expor e assim manter maior isolamento social.
Mais claro :
▪Em uma cerimônia oficial nós vimos Bolsonaro arrancar abusadamente a máscara contra Covid-19 usada por uma criança.”
“……………………………………………………………………………………..”
■Foi isso o que eu escrevi.
▪Diferentemente desses muitos petistas beligerantes, agressivos e desonestos, eu não denuncio ninguém por ódio, como a maioria dos petistas sempre fez e agora são copiados em ódio por muitos bolsonaristas.
Eu denuncio só os crimes desses populistas celerados como Lula e Bolsonaro, sem inventar-lhes outros crimes . Aquilo que possa ser “narrado” para passar por crime, que tantos apoiadores e até “jornalistas” que apoiam gente desonesta faz, EU NÃO FAÇO e NUNCA VOU FAZER. Se for alguma “NARRATIVA” sacana contra eles que alguém faça, mesmo eu sentindo nojo do que Lula e Bolsonaro são, eu não vou narrar do mesmo jeito que petistas fazem com os que eles querem destruir e não vou narrar com os vícios e falta de entendimento que muitas vezes os bolsonaristas cometem.
Mesmos se for para denunciar e desmascarar psicopatas como Lula e Bolsonaro eu não aplico contra eles a covardia deles e de seus apoiadores em mentir, distorcer, ser parcial, se fingir de irracional, etc.
Realmente, naquele primeiro momento da pandemia as vacinas oferecidas eram mais uma aposta e poderiam ou não ter eficácia. Sendo assim, eu não posso usar o meu juízo para condenar alguém só porque eu levo vantagem se for desonesto e distorcer ou forçar a barra para condenar. Os condeno por outras coisas que sejam realmente crimes.
■A decisão inicial do governo sobre comprar o que ainda só podia ser visto como uma promessa de vacina, com nada ainda aprovado, era mesmo uma decisão difícil.
Mesmo vacinas com anos de pesquisa têm a aprovação bastante demorada e complexa; imagina a dificuldade para aprovação de uma vacina para uma doença que praticamente surgiu do nada e para a qual os estudos eram quase nenhum e não havia .nenhuma terapeutica, como foi o caso de COVID??
●Para ilustrar como pode ser complexa a aprovação e a tomada de decisão com vacinas, conto as peripécias para o mundo ter uma vacina aprovada contra malária pela primeira vez (e por iniciativa de brasileiros)::
■Eu tive aulas de antropologia na FESPSP em São Paulo em 2018 com uma antropóloga brasileira que durante o período de aulas teve que ir aos Estados Unidos por causa do falecimento de seu pai, um austríaco judeu formado em medicina pela USP. O pai e a mãe dessa antropóloga eram médicos com toda a vida dedicada à pesquisa da malária e à descoberta de uma vacina para esta doença (que é essa vacina contra malária que acabou sendo aprovada pela OMS em Genebra faz um ano a um ano e meio. Não sei se a mãe de Sônia, Ruth Nussenzweig está viva:: os dois pesquisadores, Victor e Ruth Nussenzweig, em 2018, estavam os dois se aproximando dos 100 anos e ainda trabalhavam em suas pesquisas).
Pois bem: os pais de Sônia já haviam há décadas chegado com a vacina a perto de 40% de eficiência de imunização, mas faz só um e pouco que a vacina contra a malária, após melhoramento de sua eficácia, foi aprovada e entrou em produção (é o que me consta por notícias de imprensa neste último ano).
Vou sempre condenar Bolsonaro pelos seus inúmeros crime, mas só pelo que de fato puder ser configurado crime!
O mesmo vale para Lula.
●Aliás, eu acho um crime os petistas se calarem a respeito dos crimes de seus apoiados, começando pir Lula e sua corrupção, suas mentiras e o ódio que Lula espalha.
Agressor petista, pare com essa prática de ódio e faça política a sério.
▪E comece sendo sério por denunciar a corrupção de seu Próprio MITO, que foi condenado por 9(nove) juízes e em 3(três) instâncias do judiciários:: condenado por TODAS as instâncias que julgam provas!
●Se o MITO fosse meu (se eu fosse um desses fanáticos adoradores de MITOS), eu DENENCIARIA sua corrupção.
▪E mais:: se meu adversário, mesmo que eu o odiasse, fosse quem combate a corrupção e não quem leva dinheiro público para casa ou transforma em Dúplex e em Sítios, eu defenderia a parte e os atos honrrados de meu inimigo e/ou reconheceria suas dificuldades. E, é claro, o denunciaria naquilo que ele realmente errasse.
Edson Luiz Pianca.
Zulu
18/02/2023 - 18h09
O terreno do instituto Lula faz parte daquela conta de propinas que o PT tinha com a empresa, assim como as doações e as palestras de araque milionárias.
Nenhuma novidade que o fiel escudeiro tenha cancelado tudo nos seus últimos meses de mandato.
Tudo normal na Pindorama.