A declaração foi dada durante entrevista para a jornalista Daniela Lima na CNN Brasil exibida na noite desta quinta-feira (16). O presidente ainda reforçou que a sua nomeação será algo “maravilhoso para o Brasil”.
Segundo o presidente: “Se depender de mim, ela vai ser [presidente do banco do Brics]. A Dilma é uma figura extraordinária. Se eu não tivesse sido presidente e, sim, ministro político da Dilma, não teria acontecido o que aconteceu. Acho que faltou um pouco de conversa, de paciência, mas ela é uma mulher extraordinária, digna de muito respeito, e o PT adora ela”.
O Banco dos BRICS é uma instituição financeira criada em 2014 pelos países membros do grupo BRICS, que são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo do banco é fornecer financiamento para projetos de desenvolvimento nos países membros e em outras economias emergentes e em desenvolvimento. O banco tem sede em Xangai, na China, e seu capital inicial foi de US$ 50 bilhões, sendo que cada país membro contribuiu com uma parcela desse valor.
A instituição atua como um complemento às instituições financeiras internacionais existentes, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, e busca promover uma maior autonomia financeira e uma maior diversificação das fontes de financiamento para os países membros e outras economias emergentes. Além disso, o banco também busca promover a cooperação e o desenvolvimento econômico e social entre os países membros e outros países em desenvolvimento.