Nesta sexta-feira, 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tiveram uma conversa no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.
No seu pronunciamento, o líder progressista agradeceu ao líder norte-americano pelo rápido reconhecimento de sua vitória contra Jair Bolsonaro em 2022. Lula também destacou a postura de Biden em defesa da democracia e parabenizou o discurso de União.
“Cairia muito bem se tivesse sido feito no Brasil”, disse o presidente brasileiro. Na sequência, Lula fez uma dura crítica a Bolsonaro porque “menosprezava as relações internacionais”.
“Me parece familiar”, respondeu Biden em alusão ao ex-presidente Donald Trump.
“Primeiro, nunca mais permitir que haja um novo capítulo do Capitólio e que nunca mais acontecça no Brasil a invasão do palácio do presidente, do Congresso e da Suprema Corte. A segunda coisa que temos que trabalhar juntos é o combate à desigualdade, a questão racial”, disse Lula.
“Nós vamos chegar ao desmatamento zero na Amazônia, vamos fazer um esforço muito grande para transformar a Amazônia não num santuário para a humanidade, mas num centro de pesquisa para o mundo todo para que possamos tirar proveito da riqueza, da biodiversidade da Amazônia”, continuou Lula.
“A questão climática, se não tiver uma governança global mais forte, que tome decisões que todos os países devem cumprir, não vai dar certo”, aconselhou o presidente brasileiro.
“Não sei se é a ONU, G20, G8, mas alguma coisa devemos fazer para que obriguemos países, congresssos e empresários a acatar decisões que tomamos em nível global”.
Tilapio
11/02/2023 - 20h36
É impressão minha ou esse Biden tem problemas de sonolência ?
William
11/02/2023 - 20h26
Meio ambiente…?? Kkkkkk
O Brasil não tem esgotos nas casas, não tem tratamento dos poucos que tem que vão diretos para os rios e pro mar, não tem coleta diferenciada de lixo, não tem reaproveitamento do lixo para gerar energia…o lixo impera em qualquer canto do Brasil, até em plena amazonia encontrei lixo jogado nas margens dos rios
Os brasileiros ainda não entenderam que são feitos de idiotas todos os dias e usados por 4 pilantras que papagaiam o papinho global mongolóide para se promover ?
Zulu
11/02/2023 - 17h04
O mundo tá se lixando da guerra entre Rússia e Ucrânia, é só um assunto a maís como qualquer outro.
Quem vai decidir quando a guerra parar é o mesmo que a começou e fez o que quis até hoje e vai continuar até conseguir o objetivo.
O resto são babaquices.
Alexandre Neres
11/02/2023 - 12h34
O cara é foda!
Finalmente apareceu um líder mundial em busca da paz.
Surgiu algum ator internacional que agirá para acabar a guerra, não que fica com palavrório em defesa da liberdade e da democracia enquanto ataca sorrateiramente diversas nações mundo afora.
Óbvio que ocorrerá sabotagem dos EUA.
Leiam a matéria abaixo do respeitado jornalista Jamil Chade. Como é um dos nossos correspondentes internacionais mais renomados, espero que não seja tachado de comunista.
A chamada no UOL é a seguinte: “Macron acena para Lula com plano de paz na Ucrânia e Brasil vai receber chanceler russo.
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/02/11/depois-de-biden-lula-recebera-ministro-de-putin-e-debate-guerra-com-xi.htm?cmpid=copiaecola
Valeriana
11/02/2023 - 09h15
Tem alguma obsessao por Bolsonaro o Larapio ? Por onde anda sò fala dele…
EdsonLuíz.
10/02/2023 - 23h21
Lula defensor do clima e do meio ambiente?
Faz 8 ou 9 dias, Lula mandou afundar no mar o gigantesco casco do antigo porta aviões São Paulo. O navio está completamente contaminado por substâncias perigosas. Vistoria em 12% do navio constatou, só de amianto altamente cancerígeno , quase 10 toneladas.
O casco desse navio chegou a ser vendido como sucata e foi levado para a Turquia, que proibiu que o navio fosse desmontado em seu território. Trouxeram o navio de volta para o Brasil e ele foi afundado no mar de Pernambuco.
Nem a turquia permitiu que o navio ficasse em seu território!
▪Qual o problema em afundar o navio?
▪A carga que esse navio carrega irá contaminar as cadeias alimentares marinha e causar outros danos.
A ministra do meio ambiente de Lula, Marina Silva, o Ibama e ambientistas diversos do Brasil e de fora foram veementemente contra afundar essa bomba ambiental, por contaminar o mar, os peixes e a cadeia alimentar marinha de um modo geral, além de provocar diversos outros danos. Não só amianto cancerígeno encontra-se no navio, mas, diversas outras substâncias perigosas, como mercúrio.
Mesmo assim Lula autorizou e o navio foi afundado com sua carga de substâncias perigosíssimas no mar de Pernambuco.
Lula não está cada vez mais parecido com Jair Bolsonaro, não; Lula SEMPRE foi parecido com Jair Bolsonsro.
Muitas coisas que Jair Bolsonaro faz são crime! Muitas coisas que Lula faz são crime também!
Alguns crimes a que Lula e Bolsonaro se associam são os mesmos crimes: CORRUPÇÃO, por exemplo.
EdsonLuíz.
11/02/2023 - 15h23
E isso de Lula ficar falando que quer a paz, que não quer a guerra, isso é o seguinte :: todo perverso se faz de bonzinho.
Mas condenar de fato a Rússia e enviar armas para os Ucranianos afastarem seus agressores e assim o mundo conquistar a paz, como estão fazendo a Alemanha, a Noruega, a Holanda, a Finlândia e todo o mundo progressista, democrático e livre, isso Lula, o Brasil171 e o PT não fazem.
O fato é que Lula se negava a condenar a Rússia. Agora, Lula não condena mas ao menos disse que a Rússia está errada. Só que junto ela fala que “precisa dar tempo de a Rússia reconhecer que está errada”.
Dar tempo para a Rússia reconhecer que está errada, Lula?
▪E os 14milhões de ucranianos retirados de suas casas e espalhados pelo mundo neste um ano de agressão da Rússia?
▪Estes ucranianos espalhados pelo mundo estão passando fome, desempregados, sem estudar, sofrendo abuso e seu país e suas casas estão destruídas pelas armas russas, Lula.
▪Enquanto você dá tempo…para a Rússia terminar o serviço de estuprar a Ucrânia,…
…nós, progressistas de verdade, passamos a sentir nojo por você, por seu jogo sacana de palavras e pela sua perversidade, Lula.
▪E os que o apoiam, não é por não conseguirem identificar o cinismo do perverso em você. Afinal, no perverso Jair Bolsonaro eles identificam a perversidade com facilidade. No seu caso, Lula, seus apoiadores aceitam a sua perversidade, fingem que não veem e até negam. Sabe por quê? Porque estão cegos ideologicamente, doutrinados que são, ou porque os seus apoiadores são perversos como você também.
Enquanto isso, inclusive aqui no ‘ocafezinho’ petistas diversos fazem carga retórica de apoio ao abuso da Rússia contra a Ucrânia e chegam a xingar e desqualificar o surpreendente presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
E apoiam os estupros da Rússia na Ucrânia derrubando hospitais, creches e igrejas e apavorando o povo ucraniano com explosões, mortes e mísseis.
Um destes petistas, no início de mais esta guerra abusada da Rússia para tomar territórios e submeter países, sempre que eu condenei os abusos contra o mundo livre e progressista esse petista me agrediu.
E reclamam quando eu os igualo a Jair Bolsonaro no que eles são iguais.
Paulo
10/02/2023 - 22h14
O que poderia ser motivo de orgulho para qualquer brasileiro – a reinserção do Brasil no mundo – passa a ser motivo de constrangimento. Lula fala demais, como se fosse – ou se se desejasse – um grande estadista, de alcance mundial, e ainda lava roupa suja fora de casa. Tá na hora de para de falar no Vagabundo-mor e mudar a agenda…
Ugo
10/02/2023 - 20h36
Um Pilantra é uma múmia que comprimenta fantasmas.