A deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) protocolou hoje na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) um projeto de lei com o objetivo de retirar o nome de Percy Geraldo Bolsonaro do III Colégio da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Percy Geraldo Bolsonaro é o nome do pai do ex-presidente Jair Bolsonaro. O PL 93/2023 de Dani Balbi propõe substituir por Alda Rafael Castilho, uma policial militar negra assassinada em 2014.
A partir de uma parceria entre Polícia Militar e prefeitura da cidade de Duque de Caxias, o III Colégio da Polícia Militar Percy Geraldo Bolsonaro foi inaugurado em dezembro de 2018 em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O Colégio oferece vagas para filhos e órfãos de policiais militares e de bombeiros militares.
De acordo com o texto de justificativa do PL, “para a memória dessa instituição histórica que é a Polícia Militar do Rio de Janeiro faz mais sentido que o Colégio receba o nome da policial militar Alda Rafael Castilho, assassinada em 2014 enquanto cumpria seu trabalho. Alda representa todos os bravos policiais militares do estado que dedicam cotidianamente suas vidas pela segurança da população fluminense”.