Durante seu discurso de posse como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, disse que sua gestão a frente da instituição será focada numa agenda de apoio à “nova indústria”.
Mercadante também destacou alguns cases de sucesso do BNDES e disse que esses exemplos “demonstram que um banco de desenvolvimento tem que ter uma visão de longo prazo, visão estratégica. E uma das dimensões importantes para um projeto estratégico de desenvolvimento são as exportações. Não apenas commodities agrícolas”.
“O Brasil não pode ser só a fazenda. O Brasil é um dos principais produtores e exportadores do mundo de produtos agrícolas, mas também produtos industriais de alto valor agregado são essenciais para o desenvolvimento do Brasil”, prosseguiu.
“O BNDES do futuro será verde, inclusivo, digital e industrializante”, destacando que a estratégia de sua gestão será diferente do modelo tradicional. “Não voltaremos ao modelo de subsídios do passado”, completou