Em seu discurso durante a abertura dos trabalhos do Judiciário, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, disse que nem os juízes e a própria Suprema Corte serão intimidados pelo terrorismo bolsonarista do dia 8 de janeiro.
No evento, estavam presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ambos discursaram em favor da democracia.
Ainda em seu discurso, Weber lembrou que a sede do STF “é o patrimônio do povo brasileiro, é patrimônio da humanidade”. “Os valores que informam a atividade jurisdicional desta Casa jamais serão atingidos ou subjugados pela barbárie (…) E nem pela barbárie seus juízes se sentirão intimidados”, destacou.
Por fim, a ministra disse que os atos terroristas foram executados por uma “turba insana movida pelo ódio e pela irracionalidade”.
“E para os que consumidos pela fogueira da irracionalidade, tangidos pelo fanatismo ou dominados pelo fundamentalismo de sua triste visão de mundo, distorcem maliciosamente o conceito de liberdade e o próprio sentido das palavras, tão a gosto de espíritos totalitários, atribuindo a destruição do patrimônio público conteúdo outro que não os de ignomínia e vergonha, digo novamente: é inútil”.
“Pois mesmo que desejassem destruir mil vezes o Supremo Tribunal Federal, subsistiria incólume o sentimento de reverência desta Casa pelo Estado Democrático de Direito, e mil e uma vezes reconstruiríamos seu prédio, como fizemos agora, sem interromper um só instante o exercício da jurisdição, graças à tenacidade dos que respeitam as instituições e amam a democracia”, finalizou.
Paulo
01/02/2023 - 22h05
S.A., é fácil pedir para a Suprema Corte Americana sumir do debate político (e nem assim sempre conseguem). Mas, no caso, o STF foi atacado de forma vil, covarde e abjeta, seja qual tenha sido sua culpa. É injustificável, simplesmente…
carlos
01/02/2023 - 18h02
Eu já falei o fujão fugiu mas deixou seus extremistas , fundamentalista, exemplo a Damares goiabeiras,, e o resto da corja, ou seja tipo nikolas o famoso chupetinha, que comunga com a goiabeiras,
Dudu
01/02/2023 - 15h54
Essa mulher deveria garantir que o partido STF suma dos mapas da política, doS microfones, das revistas, do Twitter e do Congresso.