Na reunião que teve com os governadores nesta sexta-feira, 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou um pacto com os governadores em prol do desenvolvimento do Brasil.
Na prática, o líder progressista retomou o Pacto Federativo que foi destruído pelo governo de Jair Bolsonaro. Mais cedo, o presidente Lula garantiu que os bancos publicos irão financiar obras nos estados.
Leia a íntegra da carta!
Em reunião realizada hoje, 27 de janeiro de 2023, entre os vinte e sete Governadores e Governadoras dos Estados e do Distrito Federal com o Presidente da República, reafirmamos nosso compromisso com o estado democrático de direito e com a estabilidade institucional e social do país.
A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira.
O encontro de hoje ratificou o desejo de todos para que o pacto federativo funcione em um ambiente cooperativo e eficiente para superarmos os entraves econômicos e para lidarmos com as grandes necessidades do povo brasileiro.
Por meio dos Consórcios Públicos, buscaremos resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional.
Juntos criaremos um Conselho da Federação. Nele terão assento representantes da União, dos Estados e dos municípios visando definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados.
Todos os nossos esforços serão orientados pela agenda do desenvolvimento para superarmos o desemprego, a inflação, a fome e a pobreza em uma agenda integrada e negociada permanentemente.
Brasília, 27 de janeiro de 2023.
Acesse a carta clicando aqui
Rafiusk
29/01/2023 - 00h02
Só de ter diálogo civilizado, de ter iniciativa, buscar um bem comum já tá valendo. Diferente do fascistoide que tava parasitando o planalto, contando mentira todo dia, semeando a discórdia e o ódio, a desavença. De uma boçalidade magistral, de um ranço com um comunismo que nunca existiu, quando vejo uma iniciativa dessa de por essa joça de país no trilho ainda me vejo com um pinguinho de esperança
Edu
27/01/2023 - 21h39
Hei, Miguel !!!! O que falta pra remover esse lixo que insiste em infestar o ambiente?
Esses vírus de câncer não sairão por eles mesmos…
Paulo
27/01/2023 - 19h53
Difícil a operacionalização disso aí, viu!?
Tony
27/01/2023 - 16h52
O blá blá blá e as promessas inúteis de sempre.
Kleiton
27/01/2023 - 16h51
Agora vai…kkkkkk