Nesta segunda-feira, 23, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou abrir mais três inquéritos sobre os ataques terroristas bolsonaristas em Brasília no último dia 8.
Os pedidos de inquérito, que vieram da Procuradoria-Geral da República, são semelhantes mas dividem os investigados em financiadores, executores e autores intelectuais dos ataques na capital federal.
Os inquéritos devem focar na investigação de crimes como terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.
No pedido, a PGR alega que “na data de 8 de janeiro de 2023, uma turba violenta e antidemocrática, insatisfeita com o resultado do pleito eleitoral de 2022, almejando a abolição do Estado Democrático de Direito e a deposição do governo legitimamente constituído, avançou contra a sede dos três Poderes da República, exigindo célere e enérgica resposta estatal”.
“A escalada da violência ganhou contornos incompatíveis com o Estado de Direito, resultado na invasão e enorme depredação dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal”, disse.
A PGR destaca também que a divisão dos inquéritos é fundamental “para otimização de recursos investigatórios e para fins de adequada gestão das futuras ações penais”.
Galinzé
24/01/2023 - 11h02
Pouco ou nada do que este careca nazistode faz é constitucional.
Alexandre Neres
24/01/2023 - 01h06
Às vezes tenho a impressão que nós da esquerda devemos ficar calados e deixar a direita se manifestar à vontade. Não há libelo mais impactante do que este. Nada precisamos acrescentar ante tamanha bizarrice. É um tiro no pé atrás do outro. Não à toa fomos desgovernados durante os últimos 4 anos e já começam a surgir defesas envergonhadas da desumanidade levada a cabo, ou então, uma leitura, digamos assim, generosa dos disparates perpetrados e acusações/ilações incessantes ao novo governo, diferentemente do que havia no ano passado, mesmo tendo sido posto em prática o projeto de destruição do país.
Vale registrar que o General Villas Bôas, um rematado golpista, que agia às escondidas mas com o tempo os fatos vieram à tona, foi quem soltou um tuíte em abril/2018 a tempo de ser divulgado no Jornal Nacional pressionando o STF para não conceder um habeas corpus a Lula, o que contrariou dispositivo expresso de lei e da própria CF. Posteriormente, soube-se que àquela época tal general, que era apontado como democrata e legalista, o que não condiz com a afronta de colocar uma espada contra o peito do Poder Judiciário na figura dos ministros do STF para tomar a decisão que era do gosto da caserna, já estava culiado com o bolsonarismo.
Paulo
23/01/2023 - 20h34
E vou além. Acabo de ler no G1 que a moeda comum que Lula pretende criar com o Cucaracho mor poderá ser batizada de “sur”, pasmem, por sugestão dos brasileiros. É muita espinha curvada. Vão ser idiotas assim lá longe…
Paulo
23/01/2023 - 20h15
Pensando bem, talvez empate em grosseria com Solano López…Não há toa são dois cucarachos de primeira…
Mandrake
23/01/2023 - 19h50
Em emnos de um mes Lula é novamente o fantoche do Foro de Sao Paulo, e os brasileiros bancam.
José Gerardo Damasceno
23/01/2023 - 19h07
O paulo não disse nada que se aproveite.
Tony
23/01/2023 - 18h52
E o rato dizendo que a Argentina com quase 100% de infalaçào està com a economia bombando…kkkkkkkkkkkkkkkk
Este homem é um completo verme, brinca com a cara das pessoas sabendo que do outro lado ha um exercito de milhoes de completos imbecis.
Que pais de mongoloides….kkkkkkkkkkkkkkk
Nostradamus
23/01/2023 - 17h33
Paulo. Explica teu comentário porque não dá para entender nada.
Esta mania de comentar tudo, ter sempre opinião para socializar… já é um saco.
Agora com essa embrulhação, puta merda, é demais.
Paulo
23/01/2023 - 16h21
E não é que Lula pediu desculpas aos marrentinos pelas “grosserias” de Bolsonaro. É muita espinha curvada, à direita, por Bolsonaro, a Trump; e à esquerda, por Lula, ao cucaracho. “O homem que veio de barco” desrespeitou o povo brasileiro da maneira mais grosseira que eu já vi um chefe de Governo/Estado fazer (embora muitos passem pano) e Lula ainda pede desculpas. Que vergonha! Lula é um borra-botas. Haja complexo de vira-latas!
Paulo
23/01/2023 - 16h12
Vamos aguardar!