Nesta terça-feira, 17, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cobrou dos países ricos o compromisso de repassar as nações em desenvolvimento cerca de US$100 bi por ano para combater as mudanças climáticas.
Vale lembrar que junto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Marina representa o Brasil no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
“Nós temos uma boa regulação global, mas faltam os investimentos. Os 100 bilhões que eram o compromisso dos países desenvolvidos ainda não foram aportados. Nós temos que ter um aporte de recursos para ações de mitigação, como também de adaptação”, cobrou a ministra.
Ainda na sua fala, Marina lembrou que o governo de Jair Bolsonaro (PL) “colocou o Brasil em um ponto muito difícil do ponto de vista da agenda ambiental, de direitos humanos e de enfrentamento às desigualdades sociais”.
“O Brasil tinha um ciclo de redução do desmatamento. Hoje estamos com recordes, com a agenda ambiental totalmente desmontada”, lamentou. “O Brasil tem compromissos ambiciosos em relação a ser um país que quer ser economicamente próspero, socialmente justo, politicamente democrático, culturalmente diverso e ambientalmente sustentável”, finaliza.